10 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura de Vinhedo realiza mutirão de eletrocardiograma no dia 20 de novembro
A Prefeitura de Vinhedo realiza um novo mutirão de exames de eletrocardiograma no próximo dia 20 (sábado), das 7h às 16h no Centro Médico e das 7h às 12h na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, exclusivamente para pacientes agendados. Serão atendidos 80 pacientes, previamente agendados pelas equipes da Secretaria de Saúde. Outros mutirões de exames de eletrocardiogramas já haviam sido realizados na cidade nos dias 25 de setembro e 2 de outubro.

“Estamos buscando alternativas para atender à demanda causada pela pandemia e o mutirão de procedimentos é uma delas. Saúde é minha maior prioridade e estamos focados em atender os moradores com qualidade, buscando soluções ágeis e efetivas para antigos problemas. O desafio é grande, mas estamos trabalhando com transparência e compromisso para superá-lo”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A Secretaria de Saúde entra em contato com o paciente para avisar sobre o agendamento do exame três ou até dois dias antes de ele ser realizado. A Secretaria pede aos moradores que confirmem sua presença apenas se puderem comparecer ao exame quando forem contatados pelas equipes de Saúde, para que não faltem no dia agendado.

Nos dois mutirões anteriores houve um número expressivo de faltas, que chegou a 24% dos pacientes agendados, o que compromete o mutirão, já que outros moradores poderiam ter sido atendidos no lugar dos que faltaram. Uma equipe de seis profissionais da saúde municipal já está mobilizada para participar do mutirão do dia 20 de novembro.

“É muito importante que apenas confirmem presença aquelas pessoas que de fato poderão comparecer ao exame no dia marcado. Se não puderem, não tem problemas, elas continuam na lista e serão novamente chamadas em outra oportunidade. As faltas prejudicam muito o município, tanto pelos moradores que deixam de ser atendidos quanto pelos profissionais que ficam ociosos”, pediu o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

A Prefeitura de Vinhedo está realizando mutirões de consultas e exames na saúde para reduzir a demanda de procedimentos eletivos, sem urgência, criada por causa da pandemia, que afetou a realização dos atendimentos. Os exames e atendimentos de urgência continuaram e continuam sendo realizados normalmente na pandemia. Outros mutirões vão acontecer em datas ainda a serem definidas.

Os mutirões acontecem em unidades de saúde de Vinhedo, apenas para pacientes agendados, conforme a demanda de cada região. Os pacientes são contatados pela Secretaria de Saúde, priorizando os que estão há mais tempo na fila. A Secretaria organiza o atendimento e entra em contato com os pacientes para avisar sobre o horário da consulta ou do exame.