23 NOV 2021
SAÚDE
Vinhedo avalia uso de inteligência artificial na detecção de lesões e câncer de mama
Tecnologia indolor e que auxilia no diagnóstico da doença foi apresentada à Prefeitura por intermédio do vereador Paulinho Palmeira
O uso de plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por inteligência artificial e utilizando imagens térmicas, está em avaliação pela Secretaria Municipal de Saúde de Vinhedo. O projeto foi apresentado ao prefeito, Dario Pacheco, ao secretário de Saúde, Milton Ribolli, e ao vereador Paulinho Palmeira na manhã desta terça-feira, 23, após resultados satisfatórios na cidade de São Caetano, a segunda a utilizar a metodologia no Estado.

De acordo com os representantes da empresa que criou a plataforma, o método é indolor, sem radiação ou contato físico e tem a capacidade de ajudar médicos a identificar lesões na mama, ampliando a capacidade de diagnóstico. O exame é simples, dura poucos minutos e a imagem vai diretamente ao médico para avaliação.

“Recentemente instalamos o mamógrafo digital na Santa Casa de Vinhedo, que possibilitou zerar a fila de espera para esse tipo de exame em Vinhedo. Essa nova tecnologia pode auxiliar no diagnóstico mais preciso do câncer de mama, ainda bem no início, salvando vidas e com a vantagem de realizar um exame a cada cinco minutos”, reforçou dr. Dario.

Segundo o vereador, a facilidade no exame pode contribuir para o aumento dos cuidados já na atenção básica. “Com essa tecnologia que será estudada pela Prefeitura, o exame pode se tornar ainda mais popular e mais acessível a todas as mulheres para que, em uma visita ao ginecologista, possam sair de lá com o resultado”, destacou Paulinho Palmeira.

Cerca de 20 segundos após captar a imagem da mama pelo exame de Termografia Mamária, o médico já consegue visualizar e analisar a imagem pelo computador e, se necessário, encaminhar a paciente para exames mais complexos.

Conforme explicou o secretário de Saúde, a plataforma será estudada pela equipe da Secretaria de Saúde para possível aquisição no ano que vem.  “Um dos grandes benefícios é utilizar essa ferramenta para identificar lesões com menos de um centímetro, que ainda são impalpáveis. É uma etapa anterior à mamografia”, explicou.

Autor: Ana Cândida Briski