24 NOV 2021
PROCON
Procon Vinhedo dá dicas para as compras na Black Friday
A Black Friday tem se consolidado a cada ano como opção de compras por preços menores para os consumidores e como oportunidade de vendas para os comerciantes. O Procon Vinhedo orienta, porém, que o consumidor tome alguns cuidados antes de realizar a compra para evitar que ela se torne um problema. No ano passado, o Procon-SP registrou mais de dois mil atendimentos relacionados à Black Friday. Por isso é importante que os clientes fiquem atentos.

Segundo a diretora do Procon Vinhedo, Carolina Nader, a Black Friday é uma data esperada e, de modo geral, o mercado tem demonstrado amadurecimento e respeito às leis, assim como os clientes têm maior conhecimento sobre seus direitos. Para evitar problemas nas compras, o Procon Vinhedo listou algumas dicas valiosas.

“Desejamos que essa edição da Black Friday seja de fato uma oportunidade de fazer boas compras, de forma segura, consciente e permeada por boas práticas. A fiscalização do Procon em nível nacional será intensificada para combater eventuais casos de desrespeito ao consumidor”, destacou a diretora do Procon Vinhedo.

O consumidor deve pesquisar sobre o produto que pretende adquirir para conferir se ele está mesmo na promoção anunciada na Black Friday e, assim evitar frustrações sobre o valor pago. Caso não disponha do valor necessário para a aquisição do produto é melhor não comprometer o orçamento. Embora a Black Friday seja reconhecida como oportunidade de realizar compras por preços menores, o cliente deve se lembrar que, após as festividades do fim do ano, ocorrem promoções em todos os setores do comércio. No caso de compras parceladas, o Procon orienta o consumidor a verificar se as parcelas também cabem no orçamento.

Compras virtuais merecem especial atenção devido ao elevado número de fraudes registradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). É imprescindível verificar o CNPJ do vendedor, a data de criação do site, confirmar o endereço físico e, antes de efetuar o pagamento, verificar se o beneficiário do valor é a própria empresa. Há um grande número de registros de vendas fraudulentas efetivadas através de boletos falsos, cujo beneficiário é pessoa física, com conta mantida em plataformas digitais.

Eletrônicos

O Procon Vinhedo alerta que, neste ano, com as paralisações decorrentes da pandemia, existe um número maior de reclamações sobre equipamentos eletrônicos que apresentam problemas ainda em garantia e a solução se estende além do prazo legal por falta de peças de reposição.

Com isso, muitas vezes empresas renomadas de grande porte oferecem ao cliente a devolução do valor pago no momento da compra. No entanto, com o aumento de preços em geral, produto igual ou similar pode custar em alguns casos até 30% a mais, o que é menos vantajoso ao consumidor. O Código de Defesa do Consumidor determina que à empresa cabe optar pela devolução do dinheiro ou substituição do produto.

Ainda em relação a equipamentos eletroeletrônicos, é essencial antes da compra verificar a localização da assistência autorizada mais próxima da residência do consumidor, caso contrário, a visita, a retirada e a entrega do equipamento vai depender de terceiros, como transportadoras ou Correios, e atrasar ainda mais a solução do problema.

Black Friday do ano passado

Na edição do ano passado, foram registrados no Procon-SP mais de dois mil atendimentos relacionados à Black Friday, sendo 1.912 reclamações de consumidores que enfrentaram problemas com as compras e 542 consultas e orientações sobre o assunto.

As principais queixas relatadas foram atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado após a finalização da compra, maquiagem no desconto (quando o desconto oferecido sobre o preço do produto e serviço não é real), produto ou serviço indisponível, mudança de preço ao finalizar a compra, produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado.

Para reclamações, o consumidor pode contatar o Procon Vinhedo por meio dos telefones (19) 3826-3008/3826-7569.

Autor: Silvana Guaiume