26 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura de Vinhedo realiza mutirões para zerar fila por procedimentos oftalmológicos
Sábado (27) já estão agendados 90 exames oftalmológicos como retinografia, paquimetria, tomografia de coerência óptica
A Prefeitura de Vinhedo realiza mutirões de exames e cirurgias oftalmológicas a partir deste sábado (27) para pacientes da Rede Municipal de Saúde. A Prefeitura contratou serviços de atendimento oftalmológico, através de licitação, e pretende zerar a fila de espera por esses procedimentos até fevereiro do próximo ano. Ao menos 150 cirurgias de catarata e 500 exames serão realizados.

“Essa é um iniciativa baseada no compromisso do nosso governo com a saúde da população. A pandemia paralisou o atendimento de cirurgias e exames eletivos, por isso estamos viabilizando alternativas para que a população possa receber os cuidados necessários. Os mutirões são uma alternativa para que a Saúde coloque em dia esses atendimentos represados pela pandemia”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Todos os exames e cirurgias são previamente agendados pela Secretaria de Saúde, que está avisando diretamente os pacientes. No sábado (27) já estão agendados 90 exames oftalmológicos como retinografia, paquimetria, tomografia de coerência óptica de pacientes que estavam na fila de espera aguardando a realização do procedimento. Os exames continuam sendo realizados ao longo das próximas semanas para que a fila seja zerada.

Já há atendimentos marcados nos dias 30 de novembro, 3, 4, 8 e 10 de dezembro.  No dia 4, sábado, vai acontecer um mutirão de exames preparatórios para cirurgia de cataratas, também de pacientes que estão aguardando atendimento. No dia 10 estão agendadas 40 cirurgias. “A tecnologia evoluiu muito e as cirurgias de catarata são procedimentos simples, seguros e de excelentes resultados. Os pacientes podem fazer a operação sem medo”, disse dr. Dario.

O secretário de Saúde, Milton Ribolli, explicou que o contrato com a empresa prestadora de serviços de atendimentos oftalmológicos vai permitir zerar a fila de espera na oftalmologia. “Vamos utilizar esse atendimento para quem está esperando pelos procedimentos e para novas demandas que surgirem na rede, dentro da abrangência prevista no contrato”, afirmou. Ele reforçou que espera zerar a fila de procedimentos oftalmológicos até fevereiro do próximo ano.

Autor: Silvana Guaiume