13 DEZ 2021
SANEAMENTO
Sanebavi inicia limpeza das caixas de areia e bordas da Represa 1
Obra vai ampliar a capacidade de reservação no local, que é um dos principais pontos de armazenamento de água bruta da cidade
A Sanebavi deu início, na manhã desta segunda (13), às obras de limpeza e retirada de areia das caixas de retenção da Represa 1 e em um trecho de aproximadamente 100 metros do espelho d´água. O serviço também será realizado na área de acesso próximo às caixas e em outros pontos do reservatório, como nas margens junto ao extravasor e no final do lago, após a casa de bombas de recalque.

A obra vai ampliar a capacidade de reservação no local, que é um dos principais pontos de armazenamento de água bruta da cidade. “A manutenção é muito importante para melhorar a reserva hídrica do município. Estamos realizando uma série de ações para ampliar a oferta de água e esse trabalho vai garantir um volume maior na represa para atender a população neste período de seca”, disse o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, que acompanhou o início dos trabalhos.

A Sanebavi estima que devem ser retirados cerca de 200 caminhões de areia do local. O material será reaproveitado pela autarquia para obras de reparos, assentamentos de tubulações e galerias de águas pluviais.

Outras melhorias estão previstas para a Represa 1, como o aprofundamento do corpo do lago, que será iniciado após a realização dos trabalhos de batimetria e sondagem, ambos previstos para o início do próximo ano.

A Represa 1 é o ponto de captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, localizada na Vila Planalto,  responsável pela distribuição do recurso à mais de 65% da população de Vinhedo.

Autor: Silvana Guaiume