27 DEZ 2021
Prefeitura de Vinhedo e Adélio Sarro oferecem arte a céu aberto
Projeto Caminhos do Memorial, uma série de cinco imponentes esculturas inéditas, está instalado nas rotatórias da Rodovia Edenor Tasca
A Prefeitura de Vinhedo e o renomado artista Adélio Sarro criaram o projeto Caminhos do Memorial, uma série de cinco imponentes esculturas inéditas, instaladas a céu aberto na Rodovia Edenor Tasca para oferecer arte gratuita aos moradores e visitantes de nossa cidade. As obras fomentam o turismo, apresentam oportunidade de conhecer obras de grande valor artístico e fortalecem o potencial de Vinhedo como produtora de cultura.

“Vinhedo está se consolidando cada vez mais como destino dos apreciadores de arte da nossa região pelas muitas atividades realizadas este ano, mesmo durante a pandemia. Queremos fortalecer a identidade do nosso povo e estimular a criação de novos públicos de artes. Agradecemos ao Adélio Sarro por esse projeto muito especial”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, lembrou que o artista Adélio Sarro realizou as grandes esculturas sem cobrar pelo seu trabalho. “Foram feitas para Vinhedo por preços bem abaixo do que seria cobrado no mercado, o artista presenteou a cidade sem cobrar pela mão de obra das esculturas”, comentou.

Segundo Romanetto, além de fortalecer a arte em Vinhedo, as obras vão estimular o turismo e criar novos pontos de visitação num trajeto em que, futuramente, deverá ser instalada a ciclorrota interligando Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Itatiba e Valinhos. “Sem falar que é uma oportunidade de ter acesso gratuito às obras de um artista tão renomado”, afirmou.

Todos que passam pela Rodovia Edenor João Tasca podem contemplar, nas rotatórias, as esculturas Natureza Pródiga, Horizonte Eterno, Concepção da Vida, Dádiva Sideral e O Visionário, como convite a todos para que completem o caminho, cheguem ao Memorial de Arte Adelio Sarro e conheçam a inspiradora vida e obra do artista, o brasileiro global.

A entrega das obras à Vinhedo é um presente que marca o início de um intenso calendário de comemorações de 50 anos de carreira artística de Adélio Sarro, que se dará no próximo ano com diversas atividades programadas para Vinhedo. (1972-2022).

Nova Era

As obras fazem parte do mais atual período artístico de Sarro, chamado por ele de Nova Era. Traz como inspiração a era de Aquário, a era da luz e da verdade. As esculturas mantêm as temáticas já conhecidas do artista, como a família, ternura e o amor, porém, com traços surreais e futuristas, remetendo a seres espaciais e modernos.

O artista marcou também todas as obras com um de seus maiores símbolos, a maçã. A referência é uma recordação de episódio de sua infância, quando não tinha acesso à fruta em casa e comia as cascas que a professora jogava fora pela janela. A maçã tornou-se a tradução de uma vida doada à arte, marcada por muita superação, força e perseverança.

Autor: Silvana Guaiume