03 JAN 2022
SAÚDE
Vacinação contra Covid-19 continua de segunda a sábado sem a necessidade de agendamento
Primeiras, segundas ou doses de reforços estão sendo aplicadas no Polo de Vacinação no São Matheus
A vacinação contra a covid-19 continua sendo realizada em Vinhedo sem necessidade de agendamento no Polo de Vacinação da Terceira Idade (Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125 - São Matheus). O polo funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h e aos sábados das 7h30 às 14h.

A vacinação acontece conforme a disponibilidade de vacinas enviadas pelo governo estadual. Serão aplicadas primeiras e segundas doses em moradores com 12 anos ou mais; dose adicional, a terceira dose, em moradores com 18 anos ou mais, desde que tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses; e dose adicional para quem recebeu Janssen, desde que faça 61 dias desde a aplicação da dose única. Basta ir até o polo de vacinação, sem precisar agendar.

Para receber a primeira dose, basta comparecer ao polo com RG, CPF, comprovante de endereço ou cartão do SUS. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Para receber a segunda ou a dose de reforço é imprescindível apresentar a carteira de vacinação. Quem perdeu a carteira, deve retirar uma segunda cópia na Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho), levando documento com foto e CPF, de segunda a sexta, das 9h às 15h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade.

Para receber a dose de reforço da vacina é preciso respeitar o intervalo de quatro meses completos após a segunda dose no caso de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. No caso da Janssen, são 61 dias depois da dose única. Além da carteira de vacinação, que é obrigatória, para receber a segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentar documento com foto e, para os menores de idade, ir acompanhado de um responsável legal. O profissional da saúde precisa morar em Vinhedo e comprovar o vínculo com instituição de saúde.

Autor: Ana Cândida Briski