05 JAN 2022
Dr. Dario assina acordo para criação de rotas de Cicloturismo em Vinhedo
Rota será composta por 04 municípios do Circuito das Frutas, totalizando 75 km

O prefeito de Vinhedo Dario Pacheco assinou na última semana de dezembro um termo de parceria com o grupo CCR AutoBAn para implementação no município do programa Rotas de Cicloturismo.

A cidade de Vinhedo vai receber a Rota das Frutas, um percurso de aproximadamente 75 quilômetros interligando Vinhedo, Itatiba, Jundiaí e Louveira para promover a convivência harmoniosa entre ciclistas e motoristas. A ideia surgiu a partir de conversas com grupos de ciclistas, formados por atletas profissionais, assessorias esportivas, além de representantes dos setores público e privado.

Os locais terão sinalização nas vias para ciclistas e motoristas, melhoria do asfalto e placas com informações turísticas. O objetivo, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto, é atender à demanda de cicloturistas que têm interesse em um novo produto turístico relacionado ao segmento e deverá complementar as rotas que já estão previstas no circuito das frutas e no município de Vinhedo.

“Queremos que Vinhedo seja referência em cicloturismo e outras práticas esportivas que podem atrair visitantes para o município, mas também que a bicicleta possa ser utilizada como meio de transporte, por meio de ciclovias seguras e bem estruturas em grande parte da cidade”, destacou dr. Dario.

Por causa do crescimento da prática do ciclismo em estradas com grande volume de tráfego, o que por si só já é um grande risco, a concessionária CCR idealizou rotas alternativas. O lançamento do trecho está previsto agora para janeiro.

Segundo a concessionária, serão cinco Ciclo Rotas no total, com mais de 300 quilômetros de vias. O investimento de R$ 5 milhões inclui reforma ou adaptação da infraestrutura das pistas, serviços de recapeamento, conservação, instalação de placas e melhorias na engenharia de tráfego.