06 JAN 2022
Vinhedo amplia atendimento médico para enfrentar surto de gripe
Atendimento a pacientes com sintomas gripais triplica na cidade nas últimas semana
A Prefeitura de Vinhedo ampliou o atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto Atendimento (PA) da Capela para enfrentar o surto de vírus da gripe Influenza A, que ocorre em toda a região e em todo o País. A medida foi adotada por determinação do prefeito Dario Pacheco. A busca por atendimento nessas unidades praticamente triplicou nas últimas três semanas. O pronto-socorro da Santa Casa de Vinhedo também ampliou o atendimento de urgência e emergência a pedido do prefeito.

Segundo a Secretaria de Saúde de Vinhedo, apenas na UPA, no dia 27 de dezembro de 2021 foram atendidos 418 pacientes, enquanto em 27 de dezembro de 2020 eram atendidos 109 pacientes. O cenário se repete em todo o País, com o surto de Influenza A e a circulação da nova variante, H3N2.

Para enfrentar o surto, a Prefeitura de Vinhedo disponibilizou pelo menos mais um médico em todos os plantões da UPA e do PA Capela. De acordo com os horários de maior demanda, até cinco médicos estão realizando os atendimentos em cada unidade. A Prefeitura também instalou tendas, na UPA e na Santa Casa, e readequou o fluxo de atendimento, com novos esquemas de testagem dos doentes, para agilizar o diagnóstico.

Assim como nas cidades da região, o expressivo aumento de pacientes com sintomas gripais na UPA, PA e Santa Casa ocasionou maior tempo espera por atendimento. As três unidades priorizam casos graves e os doentes com sintomas mais leves podem levar mais tempo para serem atendidos.

Testagem

A Prefeitura de Vinhedo já realizou a testagem de 6,8 mil pacientes sintomáticos no último mês, contabilizando desde o início da pandemia 37.043 testes realizados. Nos próximos dias devem chegar à cidade mais 10 mil testes. “É o maior número de atendimentos diários registrados na cidade desde o início da Pandemia em 2020. Comparado ao início de dezembro de 2021, é possível afirmar que triplicaram os atendimentos neste início de Janeiro”, explicou o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Um dos motivos desse aumento súbito seriam as confraternizações de fim de ano, falta de uso de máscara, de distanciamento físico e social. Ribolli comentou que a grande maioria dos casos de gripe tem apresentado sintomas leves. A UTI destinada a pacientes com Covid-19 na Santa Casa de Vinhedo está operando nesta quinta-feira (6) com um dos leitos ocupados, paciente que ainda aguarda resultado de exames para confirmar o diagnóstico. Outros seis pacientes estão internados na enfermaria também aguardando resultado de exames.

“O que nos leva a crer, neste momento, que a nova síndrome gripal, embora bastante contagiosa, não seja tão grave quanto a Covid-19. Mas, como demanda cuidados médicos, é necessário que a população continue se prevenindo, lembrando que a pandemia não acabou e, por isso, os cuidados preventivos devem ser mantidos”, destacou o secretário.

Os cuidados no enfrentamento da gripe e da Covid são os mesmos. É preciso usar máscara, álcool em gel, higienizar as mãos com sabão frequentemente, manter distanciamento físico e evitar aglomeração.

Pronto atendimento

Médicos da Rede Municipal de Saúde orientam os pacientes que os sintomas da gripe, a Influenza A, podem ser parecidos com os da covid-19. Eles explicam, no entanto, que os sintomas da gripe melhoram entre 48 e 72 horas, dois ou três dias depois de aparecerem, sem maior gravidade.  Vinhedo não tem nesta quinta-feira nenhum caso confirmado de internação nem registro de óbito por gripe.

Os médicos orientam também que o paciente, caso prefira evitar as lotações do pronto atendimento neste momento, devido ao surto, fique atento aos sintomas, consuma bastante líquidos e se mantenha hidratado. Se os sintomas não melhorarem três dias depois de iniciados ou se o paciente tiver dificuldade para respirar ele deve procurar atendimento médico.

Vacinação

A Vigilância Sanitária Estadual informou Vinhedo que não está previsto o envio de novas doses de vacina de gripe nas próximas semanas. O município aguarda informações sobre uma nova campanha de vacinação da gripe, que deve ser iniciada em março, já com imunização para o novo vírus em circulação, o H3N2.

Autor: Silvana Guaiume