10 JAN 2022
Inscrições para alistamento militar devem ser feitas até 30 de junho
Jovens do sexo masculino devem se inscrever exclusivamente pelo site https://alistamento.eb.mil.br

As inscrições para o alistamento militar deste ano estão abertas até o dia de 30 de junho. Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 devem se inscrever exclusivamente pelo site de alistamento militar, https://alistamento.eb.mil.br. No Brasil o alistamento militar é obrigatório e quem não se alistar pode enfrentar uma série de restrições como obter a carteira profissional, emprego e exercer cargo público.

Para a inscrição online é necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir seu Certificado de Alistamento Militar para comprovação de sua inscrição junto às Forças Armadas. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Para quem não tem acesso a um computador pessoal, a inscrição pode ser feita por telefone celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android. A documentação é a mesma para ambos os casos.

Casos especiais

Há casos em que o alistamento só pode ser feito presencialmente. Uma delas é a de jovens que forem o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação é necessário apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição.

Outra situação é para os jovens com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças.

Em Vinhedo, a Junta Militar fica na Praça Francisco Hitner (Praça do Avião), s/n, Jardim Santa Rosa, telefone 3826-3155, e-mail juntamilitar@vinhedo.sp.gov.br.

Autor: Silvana Guaiume