11 JAN 2022
Prefeitura de Vinhedo presta contas sobre ações da saúde em 2021
Projetos foram executados no ano passado pela administração municipal
A Prefeitura de Vinhedo trata saúde como prioridade e divulga uma série de ações realizadas ao longo de 2021 para prestar contas aos moradores sobre os projetos executados no ano passado.

Nova unidade de saúde

Início do funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, com adequação da área externa, para melhorar a qualidade do atendimento aos moradores.

Prontuário eletrônico
Informatização da rede e implantação do Prontuário Eletrônico em toda a Rede Municipal para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, facilitar o diagnóstico médico e garantir tratamentos mais eficazes.

Primeiro mamógrafo de Vinhedo
Implantação do primeiro mamógrafo de Vinhedo, na Santa Casa, para melhorar a qualidade de atendimento às mulheres e agilizar o diagnóstico de doenças.

Novas viaturas para Vigilância em Saúde
Mais agilidade para o atendimento aos moradores, com a detecção e prevenção de doenças que possam colocar em risco a saúde das famílias.

Nova ambulância para o 192
Veículo utilizado para o atendimento de moradores que se encontram em situação de urgência e emergência.

Mutirão de exames e consultas
Realização de mutirões para reduzir e zerar filas de espera por procedimentos médicos na cidade.

Mutirão de exames oftalmológicos e cirurgias de cataratas
Contratação de clínica especializada para atender moradores com doenças oftalmológicas. Mutirão de exames e cirurgias para zerar a fila de espera na cidade.

Compra de novos respiradores para o combate à covid-19
Aquisição de equipamentos para enfrentar a pandemia de coronavírus e oferecer melhores cuidados no atendimento aos moradores em situação grave.

Ampliação dos leitos de UTI da Santa Casa
Ação emergencial para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. A UTI da Santa Casa foi adequada para atender os pacientes da cidade.

Instalação da Unidade Coronariana na Santa Casa e outras melhorias
Implantação de melhorias físicas e administrativas na Santa Casa para atendimento mais ágil e eficiente. Criação da uma unidade para atendimento, no próprio município, de doenças do coração.

Mutirão de mamografia
Mutirão de mamografia para zerar a fila de espera de pacientes realizado em outubro, mês de combate aos cânceres femininos.

Viagens de pacientes
25 viagens diárias de transportes de pacientes de Vinhedo para receber tratamento ou realizar procedimentos em outras cidades. São no mínimo 110 viagens semanais, com agenda de dias e horários fixos, além das eventuais e de transportes internos. Entre 70 e 100 pacientes são transportados por dia de Vinhedo para outras cidades, cerca de 2,1 mil moradores por mês.

Outras ações da saúde:

Adequações em áreas externas das unidades de saúde da Capela
Vacinação contra covid-19, com drive thru e horário noturno
Adequação dos equipamentos de refrigeração para a Sala de Vacina
Capacitação dos profissionais sobre Teste Rápido das Infecções Sexualmente Transmissíveis
XII Conferência Municipal de Saúde
Programa Saúde na Escola
Ações de Conscientização no Dia do Coração
Atividades de Controle de Zoonoses
Capacitação dos profissionais sobre Saúde Mental
Ações de combate ao câncer de próstata em novembro

Autor: Silvana Guaiume