12 JAN 2022
MEIO AMBIENTE
Secretaria vai remover duas árvores condenadas da Praça Sant’Ana e plantar outras no lugar
Laudo ambiental contatou que os exemplares representam risco aos moradores e ao patrimônio público
A Secretaria de Serviços Públicos de Vinhedo remove nesta quinta-feira (13) duas árvores Ficcus benjamin da Praça Sant’Ana que estão condenadas após sofrer processo natural de degradação e envelhecimento, conforme constatou laudo ambiental da Secretaria de Planejamento Ambiental, e representam risco aos moradores e ao patrimônio público. Novas árvores serão plantadas no mesmo local, da espécie Falso barbatimão, mais adequadas.

Outras duas árvores Falso barbatimão já foram plantadas na praça no lugar de onde outras duas Ficcus benjamin removidas porque também estavam condenadas, com o interior do tronco completamente oco. Segundo a Secretaria, as árvores da praça são bem antigas e algumas ​apresentam sinais de doença e envelhecimento, como apodrecimento do caule, diminuição da copa, aparecimento de pintas, mudança de cor nas folhas, entrada de insetos e microorganismos que danificam o tronco e a base, elevando os riscos de queda.

Diagnóstico

A Secretaria de Planejamento Ambiental está realizando um diagnóstico fitossanitário das árvores de Vinhedo em áreas públicas que apresentam risco de queda, com o uso da tecnologia de tomografia. A ação começou justamente pelos exemplares da Praça Sant’Ana, no Centro. A tecnologia avalia o interior dos troncos e realiza o diagnóstico, evitando eventuais riscos de queda ou de retirada antecipada das árvores.

Através da tomografia de árvores é possível identificar o tamanho e a posição de possíveis lesões de forma precisa e rápida, sem nenhum dano a elas. O diagnóstico está sendo feito em 675 árvores em 19 locais da cidade, como o Portal de Vinhedo, a Represa 1 e 2, a Praça Aquário, o Parque Municipal Jayme Ferragut, a Praça Papa Pio X, ruas e avenidas da cidade. São exemplares da arborização urbana que, por características como idade avançada e sinais à mostra, apresentam risco de queda.