12 JAN 2022
SANEAMENTO
Limpeza das caixas e bordas vai permitir armazenar mais de 10 milhões de litros de água na Represa 1
Previsão é de que 1,3 mil caminhões de areia, lodo e vegetação sejam retirados do local, totalizando 10 mil metros cúbicos de detritos
A Sanebavi deu início nesta quarta-feira (12) às obras de limpeza das caixas de retenção de areia e bordas da Represa 1.  A obra vai aumentar a capacidade de reservação do lago, um dos principais reservatórios da cidade, permitindo o armazenamento de mais 10 milhões de litros de água bruta. Previsão é de que 1,3 mil caminhões de areia, lodo e vegetação sejam retirados do local, totalizando mais de 10 mil metros cúbicos de detritos alojados próximos da margem da represa.

“Com essa operação, a represa fica preparada para receber as chuvas de janeiro e dos próximos meses, além de permitir armazenar maior quantidade de água que chega do Córrego Bom Jardim”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.  A Represa 1 é o ponto de captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, responsável pela distribuição de água a mais de 65% da população de Vinhedo.

O serviço de limpeza será realizado nas caixas de areia, no espelho d´água em uma extensão de aproximadamente 50 metros e em outros pontos do reservatório, como nas margens junto ao extravasor, num trecho de aproximadamente 40 metros, e no final do lago, após a casa de bombas de recalque, na região da passarela.

“A manutenção é muito importante para melhorar a reserva hídrica do município. Estamos realizando uma série de ações para ampliar a oferta de água e esse trabalho vai permitir um volume maior de armazenamento na represa para atender a população nos próximos meses”, disse o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Além da limpeza, outras melhorias estão previstas para a Represa 1, como o aprofundamento do corpo do lago, que será iniciado após a realização dos trabalhos de batimetria e sondagem, ambos em processo de contratação pela Sanebavi.

Autor: Sanebavi