21 JAN 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura de Vinhedo reforma prédio para receber a UBS de Bem-Estar Animal, na Capela
Pela primeira vez, município tem Diretoria voltada exclusivamente para o  atendimento de pets de famílias em situação de vulnerabilidade
A Prefeitura de Vinhedo está executando as obras de reforma da nova sede da Diretoria de Bem-Estar Animal, que vai se chamar 1ª Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bem-Estar Animal de Vinhedo, instalada na Rua do Café, na Capela. Pela primeira vez, o município tem uma Diretoria voltada exclusivamente para esse atendimento, destinado aos pets de famílias em situação de vulnerabilidade no município. A informação foi divulgada pelo prefeito Dario Pacheco em sua live semanal, às quintas-feiras, 19h, no Facebook.

“Estive acompanhando as obras da sede do Bem-Estar Animal de Vinhedo, a 1ª UBS Animal de Vinhedo, que ficará instalada na Rua do Café, bairro da Capela e será destinada a população em situação de vulnerabilidade. Após muito trabalho de planejamento e com a reestruturação administrativa, Vinhedo terá, de fato, um departamento voltado ao cuidado com os animais, espaço mais adequado para melhor atender a população”, afirmou dr. Dario.

O prefeito lembrou que foi avaliada a instalação da UBS de Bem-Estar Animal em um imóvel ao lado da Delegacia. “Mas encontramos esse espaço que é maior e atenderá melhor a população que mais precisa dos serviços. Os trabalhos de reforma estão a todo vapor e pretendemos inaugurá-lo em breve”, disse dr. Dario. O local terá sala cirúrgica, sala de atendimento, sala de internação durante o dia para cães e gatos.

O novo espaço terá ainda um local provisório para abrigar animais silvestres resgatados pelo Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (Gapa) da Guarda Civil Municipal de Vinhedo (GCM), até que eles possam ser transportados para a Associação Mata Ciliar, onde são reintegrados à natureza para serem posteriormente soltos.

O prefeito explicou que a UBS de Bem-Estar animal terá também ambiente para realizar consultas veterinárias, castrações, microchipagem, cadastro do Cidadão Pet, fazer denúncias de maus-tratos, tirar dúvidas sobre cuidados dos animais e conscientização da população sobre posse responsável. Futuros eventos como campanhas de adoção estão previstos.

“Vale ressaltar que a Prefeitura não recolhe animais abandonados, nenhuma Prefeitura tem condições de recolher todos os pets das ruas e Vinhedo não é diferente. Os que comprovadamente forem vítimas de maus-tratos e acidentes em vias públicas serão acolhidos de forma provisória e destinados à adoção. A UBS de Bem-Estar Animal é um grande passo na causa animal, que demanda cuidados, respeito e harmonia, principalmente para a população mais vulnerável de nossa cidade”, disse dr. Dario.

Autor: Silvana Guaiume