02 FEV 2022
EDUCAÇÃO
Prefeito acompanha retorno às aulas e divulga edital para reformar todas as escolas e UBSs de Vinhedo
Prefeitura disponibilizou R$ 12 milhões para executar as obras e já iniciou o processo, com a publicação da concorrência pública
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, visitou na manhã desta quarta-feira (2) o Complexo Educacional Norberto Elias, na Capela, para acompanhar a retomada das aulas presenciais na Rede Municipal, que teve início na segunda-feira (31) e está acontecendo de forma escalonada, respeitando medidas de segurança específicas para Educação diante da pandemia. O prefeito aproveitou para anunciar que já foi publicado o edital de concorrência pública para a reforma de todas as unidades de educação e saúde de Vinhedo.

“Desde o ano passado estamos viabilizando o projeto de reforma das nossas escolas e UBSs. No ano passado fizemos uma reforma emergencial nos prédios, que ajudou muito, mas não foi suficiente para resolver os problemas. É preciso esclarecer que no ano passado não havia recursos disponíveis no orçamento municipal, que foi aprovado em 2020, para reformar as escolas e UBSs. Este ano, disponibilizamos R$ 12 milhões para executar essas obras e já iniciamos o processo, com a publicação do edital que vai definir as empresas que executarão os trabalhos”, disse dr. Dario.

O prefeito lembrou que há pelo menos 20 anos as escolas e UBSs de Vinhedo não passam por uma reforma completa, como será realizada este ano. “Todos os prédios têm problemas estruturais, de telhado, paredes, instalações. Vamos reformar tudo. Construir novas escolas sempre é bom, mas antes de tudo é preciso cuidar das que já temos, para que os alunos possam aprender e os profissionais de educação possam trabalhar em um ambiente de qualidade”, afirmou.

O edital de concorrência para reforma das escolas e unidades de saúde foi publicado no dia 31 de janeiro. As obras terão início assim que o processo estiver concluído.

Volta às aulas

As escolas de Vinhedo retomaram as aulas a partir desta segunda-feira em toda a Rede Municipal de Educação, com as escolas preparadas para receber os alunos, respeitando os protocolos de saúde na pandemia. Os estudantes voltam às atividades presenciais em todas as modalidades de educação, inclusive com a retomada do atendimento no contraturno na Educação Infantil. Os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI), as creches, já haviam retomado as atividades presenciais no início deste mês.

A Educação tem um protocolo específico e diferenciado, que atende ao Decreto Municipal 363/2021, para enfrentar a pandemia, com todas as equipes escolares treinadas e preparadas para atuar no caso de contaminações.  A Defesa Civil higienizou todas as unidades de educação antes da retomada das aulas, para oferecer maior segurança aos profissionais, alunos e pais.

No retorno presencial às aulas os professores vão acompanhar o rendimento escolar dos estudantes para realizar um diagnóstico sobre a necessidade de aulas de reforço. O projeto, chamado de Grupo de Estudos, está preparado e já tem professores mobilizados para trabalhar com os alunos que precisarem de atenção diferenciada.