03 FEV 2022
SERVIÇOS PÚBLICOS
Mau tempo prejudica recuperação do asfalto danificado pelas chuvas em Vinhedo
Prefeitura está trabalhando com o máximo de agilidade para recuperar as vias, mas manutenção precisa ser feita com o asfalto seco
As chuvas fortes ocorridas nas últimas semanas em Vinhedo têm provocado o aumento de buracos de ruas em diferentes pontos da cidade e a Prefeitura está trabalhando com o máximo de agilidade para recuperar o asfalto danificado pelo mau tempo. O programa Vinhedo de Cara limpa continua percorrendo a cidade com limpeza e manutenção, inclusive tapa-buracos, mas o tempo chuvoso prejudica a recuperação das vias, porque ela não pode ser realizada com o asfalto molhado.

O Vinhedo de Cara Limpa percorre todo o município a cada cinco meses com serviços variados, que envolvem diversas secretarias, com limpeza, manutenção e orientações sobre saúde. Entretanto, em casos emergenciais, como ocorreu com as chuvas dos últimos dias, a operação de limpeza, manutenção e tapa-buracos é reforçada para atender regiões afetadas pelo mau tempo.

Os locais que receberam reparos de rede e outras manutenções da Sanebavi, com prejuízos no asfalto, também estão sendo recuperados. A autarquia, em uma ação conjunta com a Secretaria de Serviços Municipais, está fazendo a restauração asfáltica das vias danificadas. Os serviços foram elencados, priorizados e serão feitos conforme o cronograma pré-estabelecido.

Neste mês de janeiro, a recuperação asfáltica já foi efetuada em diversas localidades, entre eles, as ruas Anibal Lelis de Miranda, Goiás, Raul Gasparini (Jardim Panorama),  Airton Senna (Jardim Miriam), Tóquio (Altos do Morumbi), Eugênio Pinhata e Silvio Imperato ( Residencial Canjaranas), São Joaquim, Casa Verde, Avenida dos Imigrantes, Nova Vinhedo, Vila João XXIII, Vila Galo e Avenida Benedito Storani.

O trabalho de tapa-buracos segue em andamento na cidade. Até o momento, cerca de 70 toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para recomposição das vias.

“Estamos empenhados em atender os moradores em bairros atingidos pelas chuvas que afetaram a cidade, com remoção de árvores caídas, limpeza e também tapa-buraco. Mas o tapa-buraco precisa ser feito com o asfalto seco para que seja bem executado e isso não tem sido possível porque as chuvas não dão trégua. Pedimos a compreensão da população porque o serviço será realizado assim que o tempo permitir”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Davilson Antunes.

A Secretaria de Serviços Públicos, de Desenvolvimento Urbano, de Saúde, de Assistência Social, de Defesa Civil e Mobilidade Urbana, o Fundo Social de Solidariedade e a Defesa Civil estão mobilizados, inclusive no fim de semana, para atender as famílias afetadas pelas chuvas, com trabalho de servidores, máquinas e tratores. A limpeza dos locais afetados foi iniciada assim que as chuvas mais fortes cessaram. A Defesa Civil monitora diariamente as áreas de risco da cidade e a Assistência Social já fez o cadastramento dos moradores dessas áreas.

Todos os afetados estão recebendo atendimento da Prefeitura de Vinhedo, com distribuição de alimentos, marmitas, roupas, colchões, kit de limpeza e orientações da Vigilância Sanitária sobre doenças como leptospirose e dengue. A Prefeitura disponibilizou o espaço do Quero Vida para abrir famílias desalojadas, mas não há nenhuma abrigada na manhã desta quinta-feira. A previsão é de mais chuvas esta semana e todas as secretarias continuam mobilizadas para atender a população.

Autor: Silvana Guaiume