03 MAR 2022
Prefeitura de Vinhedo realiza programação especial no Mês da Mulher
Atividades de 8 a 14 de março acontecem em diferentes locais e incluem eventos de cultura, empreendedorismo, saúde, sociais e esportivos
A Prefeitura de Vinhedo criou uma programação diversificada para celebrar o Mês da Mulher e o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, que devem ser marcados pela luta por direitos iguais e respeito a todos os seres humanos, independentemente do gênero. A partir do dia 8 de março, o Portal de Vinhedo e do Cristo estarão iluminados de lilás para homenagear todas as conquistas já realizadas e os desafios que ainda precisam ser vencidos para alcançar uma sociedade mais humana.

As atividades em Vinhedo, de 8 a 14 de março, acontecem em diferentes locais e incluem eventos gratuitos de cultura, empreendedorismo, saúde, sociais e esportivos, para que elas possam escolher conforme o perfil no qual mais se encaixam. As ações mobilizaram várias secretarias, que prepararam a programação em conjunto, buscando oferecer diversas opções de entretenimento e cuidados para as mulheres da cidade.

As secretarias de Saúde, Assistência Social e Cidadania, Cultura e Turismo, Esportes, Desenvolvimento Econômico e o Fundo Social de Solidariedade se uniram para compor uma semana de atrações voltadas ao empoderamento feminino. Uma dessas ações é a campanha Uma Bolsa de Autoestima, do Fundo Social de Solidariedade, que pretende arrecadar 300 kits para serem entregues a mulheres em situação de extrema vulnerabilidade da cidade, a partir de 18 anos.

Cada conjunto deve conter uma bolsa feminina nova ou seminova em boas condições, um batom, um lápis de olho, um desodorante, um pacote de absorvente higiênico e um sabonete. Com exceção da bolsa, que pode ser seminova, os demais itens devem ser doados sem uso. O Fundo Social pede que tudo seja embalado em um saco plástico amarrado com fita e doado, nos locais abaixo, até o dia 7. Informações podem ser obtidas no telefone 3826-2408. A doação será realizada de 9 a 12 de março, pelo Fundo Social.

A programação inclui palestra da psicóloga, psicanalista, fundadora e presidente do Instituto Ser com Amor, que acolhe pacientes com câncer, Paloma Costa; um acolhedor café da tarde e palestra “O que é ser mulher no século 21”, com o psicólogo Humberto de Almeida; e palestra: “Qualidade de Vida”, com a Enfermeira Luciana Dezani.

Inclui a apresentação “Divas – de ontem e de hoje”, com Karina Amaral e Helena Martins, percorrendo a trajetória musical de grandes nomes femininos da música internacional desde a década de 60 aos dias atuais. Na Biblioteca Municipal, haverá leitura de trechos de biografias de mulheres, exposição de biografias femininas e mulheres que emprestarem um livro vão ganhar outro.

As empreendedoras podem participar do evento gratuito Café Elas Empreendem – Um Evento Para Empreendedoras, palestras, sorteios de brindes, realização da Associação Comercial e Industrial de Vinhedo (Acivi) e Alini Lima Beauty Center, com apoio da Prefeitura de Vinhedo e Sebrae. As interessadas devem se inscrever pelo telefone 19 97416-3516 ou e-mail comercial@acivi.com.br. Serão 80 participantes, por ordem de inscrição.

A programação terá também práticas integrativas, como auriculoterapia e liang gong, aulas abertas de defesa pessoal e funcional. As idosas do Quero Vida vão ganhar um dia especial de maquiagem com escolha da Miss Quero Vida e apresentação de violão

No dia 12 de março, haverá mutirão de papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos, Caminhada da Mulher, orientações sobre mamografia e solicitações de exames e mais auriculoterapia e práticas integrativas. No dia 14, fechando a programação, será inaugurado o Centro de Reabilitação, que recebeu o nome de Carmen Silvia Berbel Faidiga em homenagem à mulher e mãe vinhedense, destacada pela dedicação a ações assistenciais.

Confira a programação:

Até o dia 7 de março

Arrecadação da Campanha Uma Bolsa de Autoestima

Locais:
Fundo Social de Solidariedade
Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125, Jardim São Matheus. Telefone 3826-2408

Centro de Convivência
Rua Osvaldo Cruz, 299, Centro. Telefone 3826-8720

Rua Humberto Pescarini, 330, Centro. Telefone 3826-7800

CRAS Capela
Rua Cinco de Junho, 73, Jardim Von Zuben. Telefone 3886-4222

8 de março