10 MAR 2022
Vinhedo vai integrar primeira ciclovia de longa distância do País
Ciclovia na Rodovia dos Bandeirantes liga São Paulo ao Distrito Turístico Serra Azul, formado por Vinhedo, Itupeva, Jundiaí e Louveira
A Prefeitura de Vinhedo participou nesta quinta-feira (10) do lançamento do projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, na Rodovia dos Bandeirantes. A iniciativa, parceria do governo estadual com a concessionária da rodovia, a  AutoBAN, liga São Paulo ao recém-lançado Distrito Turístico Serra Azul, formado pelas cidades de Vinhedo, Itupeva, Jundiaí e Louveira.

“A ciclovia vai contribuir bastante para o turismo na nossa região, principalmente o turismo sustentável, atraindo para nossa região um público praticante de esportes e defensor do meio ambiente. Vamos ganhar muito com esse novo projeto, dentro das nossas diretrizes de estimular o turismo em Vinhedo como desenvolvimento sustentável gerador de empregos, renda e riqueza”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

A nova ciclovia terá aproximadamente 57 quilômetros de extensão e será totalmente segregada da rodovia, entre os quilômetros 13+800 e 71 da Bandeirantes, em trechos do canteiro central e do gramado lateral. A execução das obras ficará a cargo da concessionária CCR AutoBan. As intervenções incluem segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e sinalizações. O valor estimado apresentado pelo projeto funcional é de R$ 219 milhões.

O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição, que permitirão ao ciclista acessar a ciclovia sem atravessar a rodovia. Também serão viabilizados sete pontos de apoio, com acesso aos postos de serviços, e sinalização de alerta aos usuários.

A iniciativa vai melhorar a mobilidade entre são Paulo, a região de Jundiaí e as cidades do Distrito Turístico Serra Azul, com melhores condições de segurança para deslocamentos de bicicleta de esporte, lazer, turismo e também trabalho.

Novos Caminhos

Em janeiro, Vinhedo lançou a Rota das Frutas, um percurso de aproximadamente 75 quilômetros interligando o município com Itatiba, Jundiaí e Louveira para ser percorrido por ciclistas, dentro do projeto de ciclorrotas da CCR AutoBAN e governo estadual. Os locais têm sinalização nas vias para ciclistas e motoristas, melhoria do asfalto e placas com informações turísticas.

Confira o vídeo da Ciclovia dos Bandeirantes
Autor: Silvana Guaiume