18 MAR 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Família em situação de rua de Vinhedo é acolhida e encaminhada para atendimento especializado
Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou todos os atendimentos necessários para reinserção social de mãe e filho
Depois de três meses de avaliações, atendimentos e trabalhos realizados diretamente com a família na rua, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Vinhedo e o Poder Judiciário, através do Ministério Público, com apoio da Secretaria de Saúde de Piracicaba, de profissionais de saúde Vinhedo e de agentes da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, conseguiram viabilizar nesta sexta-feira (18) o acolhimento e o encaminhamento da mãe e filho que estavam vivendo em situação de rua na Estrada da Boiada, em Vinhedo, desde janeiro deste ano.

O atendimento, na madrugada desta sexta-feira (18), para preservar mãe e filho, foi acompanhado durante todo o tempo pessoalmente pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, e pela diretora da pasta,Karine Teixeira Schwanke.

Os dois são de Piracicaba, onde possuem casa própria, e haviam instalado um barraco na avenida. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Vinhedo buscou contato com a família assim que eles chegaram à cidade, mas houve algumas questões a serem superadas porque eles se recusavam a interagir. Mesmo com as dificuldades, a Secretaria prestou todo o atendimento necessário à dupla, inclusive apoio psiquiátrico, até que outras medidas pudessem ser adotadas.

A Secretaria pesquisou as informações sobre a família, histórico de saúde e buscou as melhores alternativas de acolhimento para a reinserção social de mãe e filho com toda a ajuda necessária para que possam se recuperar e receber a atenção que precisam. Há pelo menos um mês a Assistência Social de Vinhedo está em contato com a Secretaria de Saúde de Piracicaba para viabilizar as melhores ações de atendimento.

A secretária de Assistência Social neste período recebeu várias denúncias sobre o caso. "Demos as explicações a todos que nos questionaram, pois a retirada de qualquer pessoa ou família em situação de rua pode ser por espontânea vontade ou por determinação judicial”, explicou a secretária Cristina Mazon.

Na madrugada desta sexta-feira, a equipe esteve no local em que eles estavam vivendo e fez o atendimento para evitar exposição da família. Os dois foram levados à Santa Casa para atendimento médico e exames antes de serem encaminhados para internação compulsória à instituição psiquiátrica em Piracicaba, onde receberão todo o atendimento necessário. A intermediação para a internação compulsória foi acompanhada pelos ministérios públicos de Vinhedo e Piracicaba.

A Secretaria de Assistência Social vai continuar acompanhando a família e segue atendendo todos moradores em situação de vulnerabilidade social de Vinhedo.

Autor: Silvana Guaiume