23 MAR 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura de Vinhedo vai iniciar chipagem de animais cadastrados no Cidadão Pet
Medidas buscam manter o controle da população de animais domésticos e estimular a posse responsável
A Prefeitura de Vinhedo vai iniciar em abril, mês de aniversário da cidade, a chipagem de animais domésticos inscritos no Programa Cidadão Pet. Os tutores serão convidados a agendar o procedimento no Departamento de Bem-Estar Animal e o Departamento de Zoonoses também vai realizar o serviço. O Bem-Estar Animal adquiriu 8 mil chips que serão implantados nos gatos e cachorros do município para que eles tenham cada um sua identidade digital, além de três leitores. O departamento também vai realizar em abril mutirão de castração de cães e gatos.

As medidas buscam manter o controle da população de pets e estimular a posse responsável. “A chipagem vai oferecer mais segurança ao animal e ao tutor, e mais qualidade de vida à população de cães e gatos de Vinhedo, com atendimentos e serviços variados”, disse a diretora de Bem-Estar Animal, Ana Flávia da Costa. Segundo ela, os tutores que já cadastraram seus animais no Cidadão Pet serão convidados a agendar a chipagem.

O programa Cidadão Pet é uma ação de cadastramento dos animais domésticos da cidade. A medida busca criar um banco de dados com informações sobre a população de pets para o planejamento de políticas públicas de bem-estar animal. O cadastro deve ser feito pelos tutores ou responsáveis pela família que possui os animais, através do Cartão Cidadão. As informações são confidenciais e serão utilizadas no planejamento de serviços e atendimentos a essa população. Cerca de 350 tutores já cadastraram seus pets.

O cadastramento vai permitir acesso a serviços como castração, chipagem e consultas veterinárias. Os tutores que já possuem o Cartão Cidadão podem cadastrar seus pets nas Centrais SIM, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde. A presença do animal não é necessária.

O atendimento para quem ainda não tem o Cartão SIM e deseja fazê-lo  deve ser agendado exclusivamente no link https://bit.ly/3cuM7Ws. Mais informações sobre o Cartão Cidadão no link https://bit.ly/3qZfNn1.

Castração

O Departamento do Bem-Estar Animal vai realizar mutirões de castração na cidade, levando o atendimento para os bairros para atender a população que precisa dos serviços, segundo Ana Flávia. Ela explicou que a Prefeitura já contratou a realização de mil cirurgias para atender os moradores da cidade. O primeiro evento deve acontecer no Parque Ecológico da Capela, em data ainda a ser definida.

UBS Animal

A Prefeitura de Vinhedo também está executando obras de reforma da nova sede da Diretoria de Bem-Estar Animal, que vai se chamar 1ª Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bem-Estar Animal de Vinhedo, instalada na Rua do Café, na Capela. Pela primeira vez, o município tem uma Diretoria voltada exclusivamente para esse atendimento.

O novo espaço terá sala cirúrgica, sala de atendimento, sala de internação durante o dia para cães e gatos. Terá ainda uma área provisória para abrigar animais silvestres resgatados pelo Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (Gapa) da Guarda Civil Municipal de Vinhedo (GCM), até que eles possam ser transportados para a Associação Mata Ciliar, onde são reintegrados à natureza para serem posteriormente soltos.

Central SIM Centro – Rua Monteiro de Barros, 17
Central SIM Capela – Rua Juliana Von Zuben Degelo, 94