29 MAR 2022
SANEAMENTO
Novo tanque de aeração da ETE Pinheirinho recebe impermeabilização
Obras na ETE Pinheirinho vão possibilitar o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo
As obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheirinho avançam mais uma etapa.  Esta semana, as equipes trabalham na impermeabilização do segundo tanque de aeração. A infraestrutura vai proteger adequadamente o local contra penetração de líquidos e fluídos e, ainda, evitar o ataque das concentrações variáveis de esgoto e outros produtos químicos envolvidos no despejo.

“A escolha de um sistema de impermeabilização e proteção eficiente é de extrema importância em uma estação de tratamento de esgoto, tanto para estruturas novas, como nas manutenções de estruturas existentes, pois apenas a tecnologia do concreto não atende às solicitações desses ambientes”, explicou o diretor de Estação de tratamento de Esgoto da Sanebavi, Foster Gomes.

Para esse tipo de obra, os materiais utilizados são diferentes de um impermeabilizante convencional. As solicitações químicas, térmicas e abrasivas são maiores, além da responsabilidade sobre a estanqueidade da área por se tratar de um ambiente com dilatações frequentes, alta pressão de água e que não pode ser interditado para manutenção a qualquer momento.

Após finalizado o processo de impermeabilização, será feita a instalação dos mixers e da bomba de retorno do lodo. O próximo passo será o início dos testes do novo módulo.

A ampliação da ETE Pinheirinho vai possibilitar o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo e permitirá que os moradores sejam atendidos com eficiência pelos próximos 10 anos. A unidade Pinheirinho é responsável pelo tratamento de mais 65% do esgoto do município.

Autor: Sanebavi