30 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Fortalecendo Vínculos de Vinhedo acolhe insegurança dos alunos na volta às aulas
Programa promove a importância de acolhimentos especializados que atendam às necessidades individuais e coletivas dos alunos
O projeto Fortalecendo Vínculos, da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo, criado para promover o bem-estar dos alunos na escola, está acolhendo, esta semana, as inseguranças no retorno às aulas presenciais depois do longo período de pandemia. Durante todo o ano letivo, o programa vai realizar ações para contemplar a complexidade dos efeitos causados pelo distanciamento social, entendendo a importância de acolhimentos especializados que atendam às necessidades individuais e coletivas dos alunos.

Neste ano de 2022, o objetivo é potencializar os processos formativos, oferecendo aos educadores a oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento moral com o tema “Construindo caminhos para um ambiente sociomoral cooperativo". A equipe do programa é composta por psicólogas, psicopedagogas, pedagogas e professoras da rede municipal de Vinhedo.

O Fortalecendo Vínculos, através Programa de Apoio Pedagógico (Proape), busca a promoção da saúde mental e o fortalecimento de relações interpessoais saudáveis, a partir de atividades desenvolvidas no ambiente escolar. A equipe do programa apresenta dicas para a rotina escolar, estimulando movimentos saudáveis para crianças e adolescentes.

“A dica desta semana é sobre a volta às aulas. Motivos que podem causar insegurança aos nossos alunos e sobre como podemos ajudá-los”, disse a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti. Algumas propostas desse projeto podem ser acessadas em https://bit.ly/fortalecendovinculosnoyoutube

O Fortalecendo Vínculos iniciou novo formato de ações educativas em 2020, quando teve que se adaptar à pandemia, oferecendo à comunidade escolar vídeos que contribuíssem para enfrentar o momento pandêmico, disponibilizados no acervo de atividades pedagógicas do município e no canal do YouTube (Fortalecendo Vínculos). Foram contempladas temáticas como A importância da rotina familiar, Autocuidado, Boas escolhas online, Saúde mental em tempo de isolamento, e Acolhimento.

Com a retomada parcial das aulas presenciais, em 2021 o projeto teve como objetivo central promover nas escolas um ambiente facilitador para o desenvolvimento socioemocional e moral, com a construção de um clima escolar cooperativo. Entre as temáticas abordadas estavam Acolhimento, Luto - Pelo direito de sentir, e Autocuidado - Um olhar para si.

Autor: Silvana Guaiume