31 MAR 2022
Vinhedo promove Sábado da Vacina sem necessidade de agendamento
Será o último dia de imunização no Polo de Vacinação, que será desativado a partir de segunda-feira (4)
A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove o Sábado da Vacina neste sábado (2), com vacinação contra coronavírus aberta, sem necessidade de agendamento, para toda a população a partir de 5 anos de idade, inclusive quarta dose para maiores de 80 anos. A imunização de crianças de 5 a 11 anos será realizada por livre demanda no Centro Médico (Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375), das 8h às 16h, e de moradores com 12 anos ou mais será no Polo de Vacinação da Terceira Idade (Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125 - São Matheus), das 8h às 16h.

Será o último dia de vacinação no Polo que, a partir de segunda-feira (4), será desativado, quando a vacina passará a ser aplicada em seis unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento, em horários definidos, conforme descrito abaixo. A medida foi adotada porque a demanda pela vacinação está estabilizada e para que o local onde está o polo possa voltar a abrigar atividades a que se destina.

Crianças que tomaram a primeira dose até 2 de março já estão aptas a tomar a segunda dose no sábado (2). As doses de reforço, ou terceiras doses, somente são aplicadas a partir dos 18 anos ou a partir de 12 anos se a criança for imunossuprimida grave. As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança e comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão.

Crianças com imunossupressão devem comprová-la com laudo, exame ou receita médica. Também é preciso levar a carteira de vacinação de rotina da criança. Caso a criança tenha recebido alguma vacina nos últimos 15 dias, não pode receber a imunização contra o coronavírus, é preciso esperar esses 15 dias.

A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação.

12 anos ou mais

A vacinação acontece conforme a disponibilidade de vacinas enviadas pelo governo estadual. Serão aplicadas primeiras e segundas doses em moradores com 12 anos ou mais; terceira dose em moradores com 18 anos ou mais e quarta dose em idosos de 80 anos ou mais, desde que tenham recebido a dose anterior há pelo menos quatro meses; e dose adicional para quem recebeu Janssen, desde que faça 61 dias desde a aplicação da dose única.

Para receber a primeira dose, é preciso levar RG, CPF, Cartão Cidadão e, caso não tenha, comprovante de endereço. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Para receber a segunda ou a dose de reforço é imprescindível apresentar a carteira de vacinação. Quem perdeu a carteira, deve retirar uma segunda cópia na Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho), levando documento com foto e CPF, de segunda a sexta, das 9h às 15h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade.

Para receber a terceira e quarta dose da vacina é preciso respeitar o intervalo de quatro meses completos após a dose anterior no caso de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. No caso da Janssen, são 61 dias depois da dose única. Além da carteira de vacinação, que é obrigatória, para receber a segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentar documento com foto e, para os menores de idade, ir acompanhado de um responsável legal.

Sábado da Vacina – Sem necessidade de agendamento2 de abril

Crianças de 5 a 11 anos
Centro Médico – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, das 8h às 16h

12 anos ou mais