07 ABR 2022
CULTURA
Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica e maestro João Carlos Martins se apresentam em Vinhedo
Concerto gratuito acontece no dia 29 de abril, às 20h, no Teatro Municipal; ingressos estarão disponíveis a partir de 19 de abril
A Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica, com regência do maestro João Carlos Martins, se apresenta gratuitamente em Vinhedo no dia 29 de abril, às 20h, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 19 e os interessados devem obtê-los no link https://bit.ly/espetaculo_joao_carlos_martins_em_vinhedo.  O espetáculo integra a programação do mês de aniversário de Vinheod, que completou 73 anos em 2 de abril.

As entradas serão distribuídas por ordem de inscrição. Caso ainda haja ingresso disponível no dia do espetáculo, eles poderão ser retirados na bilheteria duas horas antes do início da apresentação. A distribuição gratuita de ingressos respeita a capacidade do teatro, conforme normas vigentes, e será obrigatório apresentar o comprovante das vacinas.

“Temos a honra de receber o maestro e a Orquestra de Cordas para abrilhantar a nossa programação de aniversário. Evento imperdível no nosso teatro municipal. Presente para os vinhedenses e para Vinhedo”, disse o prefeito Dario Pacheco. “Um mês de aniversário com diversas atividades culturais acontecendo em nossa cidade, parabéns Vinhedo!” destacou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

A apresentação da Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica, sob regência do maestro João Carlos Martins, traz no repertório composições de renomados músicos e compositores. Durante o espetáculo, João Carlos Martins interage com a plateia, comentando sobre o cenário da música erudita, levando conhecimento da cultura musical ao público. Haverá́ a entrega de um programa para os espectadores.

Viabilizado pelo governo do Estado de São Paulo, através do Edital ProAC Expresso Direto, o projeto Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica e Maestro João Carlos Martins é produzido pela Villa 7 Produções Culturais em parceira com a AH 7 Gestão Cultural, com apoio da Prefeitura de Vinhedo, através da Secretaria Municipal de Cultura Turismo, e da Fundação Bachiana.

Em consonância com os valores do maestro João Carlos Martins, que é levar a música erudita para as mais diversas plateias em todo o país, o projeto busca atingir diversas camadas da população, nas diferentes faixas etárias, com o propósito de levar a música clássica aos diferentes contextos sociais e disseminar a cultura às pessoas que, muitas vezes, não têm acesso.

O maestro

João Carlos Martins acumula grandes conquistas em sua carreira. Por isso, é aclamado por onde passa, além de ser considerado um dos maiores intérpretes de Bach pela imprensa do Brasil e do mundo. Aos 21 anos, fez seu primeiro recital no Carnegie Hall, onde tocou com as maiores orquestras americanas e europeias.

A carreira de pianista foi cessada por uma série de problemas nas mãos. Mas a paixão pela música o fez voltar ao cenário como regente. Há mais de dez anos à frente da Orquestra Bachiana Filarmônica, João Carlos Martins tem trabalhado pela democratização da cultura no país, levando música erudita para as mais diversas plateias Brasil afora.

A Orquestra

Formada por um grupo de músicos selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, a Orquestra de Cordas faz parte da Fundação Bachiana Filarmônica. Estruturada por cinco primeiros violinos, quatro segundos violinos, três violas, dois cellos, um contrabaixo, um oboé, um fagote, um clarinete, uma flauta e uma percussão, a orquestra é integrada por profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo.

Serviço

Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica regida pelo Maestro João Carlos Martins
Dia 29 de abril de 2022, às 20h
Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, Rua Monteiro de Barros, 101, Centro

Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 19 de abril no link: https://bit.ly/espetaculo_joao_carlos_martins_em_vinhedo ou duas horas antes na bilheteria, respeitando a capacidade do teatro conforme normas vigentes.