08 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prefeitura de Vinhedo recebe Secretaria Estadual de Agricultura para debater convênio rural
Programa Cidadania no Campo - Rotas Rurais busca suprir eventuais lacunas, tendo como apoio tecnologias da informação e de geolocalização
A Prefeitura de Vinhedo recebeu, nesta sexta-feira (8), representantes da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que apresentaram a proposta de convênio e plano de trabalho para implementar na cidade o Programa Cidadania no Campo - Rotas Rurais. A reunião ocorreu por volta das 11h30 com o prefeito Dario Pacheco.

“O programa é uma atenção especial e diferenciada para levar identidade às propriedades rurais e incentivar os agricultores. Vamos avaliar o convênio e, se for aprovado dentro das questões de legislação do município, vamos assinar o termo de adesão já na próxima semana. Os produtores rurais de Vinhedo têm grande relevância no desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

O Programa Rotas Rurais busca construir instrumentos capazes de solucionar eventuais lacunas no ambiente rural, tendo como apoio tecnologias da informação e de geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto, com mapas logísticos e interativos, que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.

Os dados serão disponibilizados e compilados pelo Instituto de Economia Agrícola, responsável pela pesquisa, implementação e execução do programa. As informações disponibilizadas estão resguardadas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O programa permite melhor identificação das propriedades e seus moradores, auxiliando em uma resposta mais rápida para a localização dos imóveis, inclusive em questões de urgência que envolvem a Polícia Militar, Bombeiros , Defesa Civil e Saúde.

O programa prevê ainda a criação de convênios com o governo estadual e setor privado para investimentos na melhoria da qualidade técnica da malha viária rural paulista, através da execução de obras de Manutenção Básica de Estradas e de Adequação de Estradas Rurais.

Autor: Silvana Guaiume