11 ABR 2022
SANEAMENTO
Sanebavi moderniza cabines de energia elétrica das captações de água e estações de tratamento
Manutenção garante o bom funcionamento do sistema, gera economia de energia e confiabilidade para que não falte eletricidade nas estações
A Sanebavi finalizou as manutenções preventivas e corretivas nas cabines primárias de energia elétrica de média tensão das estações de tratamento de água, tratamento de esgoto e nas captações de água bruta. A modernização dos sistemas elétricos, realizada na semana passada, foi necessária devido a equipamentos que estavam obsoletos e sem função de proteção dos transformadores, motores e aparelhos elétricos.  A manutenção foi executada por uma empresa especializada.

A cabine primária, ou subestação, é um conjunto de sistemas e componentes que transformam a tensão de entrada na cabine de 13,2 kv para 220, 380 e 440 volts, para alimentação da energia elétrica aos motores e equipamentos instalados. O trabalho, no valor de aproximadamente R$ 400 mil, incluiu a substituição de disjuntores, fusíveis, relés de proteção, para-raios , chaves de acionamento, transformadores de potência e demais equipamentos, além da limpeza e pintura das unidades.

Oito cabines primárias receberam manutenção e upgrade, localizadas na Estação de Tratamento Água (ETA 1), na Planalto; ETA 2, na Santa Cândida; ETA 3, no São Joaquim; Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheirinho; ETE Capivari; nas captações de água bruta do Bom Jardim, Represa 1 e no recalque Pinheirinho.

“Há muito tempo os equipamentos existentes nas cabines de tensão não eram revisados nem substituídos. Diversos dispositivos eram muito antigos e estavam desativados, deixando o sistema vulnerável. O bom funcionamento das cabines é fundamental para a operacionalização de todo de sistema de captação e tratamento das estações de água e esgoto”, explicou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

A manutenção das cabines, além de modernizar o sistema elétrico, vai gerar economia de energia e maior confiabilidade para que não falte eletricidade nas estações, evitando a interrupção dos tratamentos de água e esgoto, que causam transtornos à população.

Autor: Sanebavi