12 ABR 2022
Vinhedo instala QR Codes com acesso a livros em ônibus do transporte público
Ação integra a Semana de Incentivo à Leitura, de 11 a 23 de abril, com uma série de atividades
A Prefeitura de Vinhedo está espalhando literatura pelos ônibus do transporte público municipal. A ação integra a Semana de Incentivo à Leitura, de 11 a 23 de abril, com uma série de atividades. Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo fixou mais de 20 poesias diferentes nas barras de apoio em seis veículos da cidade e QR Codes que dão acesso a cerca de duas mil obras de literatura de domínio público. Até quinta-feira, a proposta é envolver mais 10 ônibus na iniciativa literária.

“A ação de democratizar a cultura e o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento social e também econômico. A ideia de disponibilizar essas obras fantásticas nos ônibus do transporte público contribui muito para despertar e reforçar o interesse pela literatura em moradores de toda a cidade e de diferentes faixas etárias. Iniciativa de grande relevância para a cultura e para a literatura”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

As obras de literatura incluem autores como Aluísio Azevedo, Raul Pompéia, Machado de Assis, José de Alencar, Afonso Henriques de Lima Barreto, Fernando Pessoa (e seus heterônimos), Alcântara Machado, Antônio Frederico de Castro Alves, Camilo Castelo Branco, Olavo Bilac, entre outros. Podem ser acessadas nos ônibus, que disponibilizam wi-fi gratuito aos usuários.

“A iniciativa de espalhar conteúdos de literatura em ônibus é uma oportunidade de acesso à leitura para a comunidade vinhedense, criando diferentes cenários que despertem a vontade de ler”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romanetto.

Os livros disponibilizados estão no Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 com a proposta de compartilhar conhecimento e literatura de boa qualidade, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial uma biblioteca virtual que é referência leitores em geral, professores, alunos e pesquisadores.

Semana de Incentivo à Leitura

De 11 a 23 de abril deste ano, Vinhedo retoma a realização da Semana de Incentivo à Leitura que, por conta da pandemia, não pôde ser realizada nos últimos dois anos. A Semana integra a programação do mês de aniversário de Vinhedo, que completou 73 anos no dia 2 e terá uma série de eventos até o fim do mês.

A programação da Semana Literária teve início na segunda-feira (11), com a exibição do espetáculo: “O Gato malhado e a andorinha sinhá” na Câmara Municipal, com entrada gratuita, e uma feira de livros montada na Praça Sant’Ana. Neste sábado, atividades da Semana estão incluídas nas celebrações do aniversário, que acontece das 9h às 15h, na Praça Sant’Ana, com Leitura na Praça, Feira do Livro, Contação de Histórias e distribuição gratuita de livros no projeto “Adote um Livro”.

Ainda na praça haverá apresentações de música e dança, distribuição de pipocas, sorvetes, pintura de rosto e brinquedos infláveis para as crianças. Toda a programação é aberta ao público.

Instituída pela Lei n.º 3.242, de 3 de julho de 2009, a Semana de Incentivo à Leitura tem como objetivo aproximar a comunidade do hábito da leitura com o uso de espaços como a Biblioteca, Centros Culturais e demais áreas públicas do município.

Portal Domínio Público

O Portal é um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimento, com o principal objetivo de promover amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas, na forma de textos, sons, imagens e vídeos, já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

Essas obras compõem o patrimônio cultural brasileiro e universal, contribuindo para o desenvolvimento da educação, da cultura, da cidadania e da democracia. O Portal busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários.

Autor: Silvana Guaiume