13 ABR 2022
SAÚDE
Vinhedo registra em três meses e meio 60% mais casos de dengue que em todo o ano passado
Dos 43 registros confirmados entre janeiro e 13 de abril de 2022, apenas um foi importado, 42 doentes se contaminaram na cidade
A Secretaria de Saúde de Vinhedo registrou este ano 124 notificações de dengue, das quais 43 casos foram confirmados. O número, em três meses e meio deste ano, já é 60% maior do que todos os casos confirmados em 2021, quando a cidade registrou 27 doentes nos 12 meses.  Dos 43 confirmados entre janeiro e 13 de abril de 2022 no município, apenas um foi importado. Os 42 restantes são doentes autóctones, se contaminaram na cidade. A Vila João XXIII é onde há maior quantidade de infectados.

Embora a quantidade de doentes este ano seja maior que a do ano passado, Vinhedo é uma das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com menor número de casos. A Secretaria de Saúde alerta que a mobilização dos moradores é fundamental para evitar que a doença se espalhe. A principal medida para conter o mosquito da dengue, Aedes aegypti, é eliminar qualquer local onde haja água parada.

O Aedes transmite ainda chikungunya e zika, mas Vinhedo não tem registros dessas doenças na cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, oficiais de controle de zoonoses estão fazendo buscas ativas nos locais de casos positivos e a pasta está elaborando um plano para uma ação conjunta na cidade. “Precisamos do apoio da população, já que o Aedes é um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto das famílias”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Como combater a dengue

Dentro de casa
- Tampe os tonéis e caixas d’água
- Mantenha as calhas sempre limpas