20 ABR 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Vinhedo realiza programa de Incentivo à Leitura nas escolas municipais
Diversas propostas estão sendo desenvolvidas nas Unidades Educacionais para despertar e estimular a leitura
A Prefeitura de Vinhedo está realizando uma série de atividades de Incentivo à Leitura durante todo o mês de abril, nas escolas da Rede Municipal de Educação. Diversas ações estão sendo desenvolvidas nas Unidades Educacionais pelas equipes pedagógicas, sob orientação da Secretaria de Educação, para despertar e estimular o exercício da leitura, valorizar ações e atividades pedagógicas cotidianas já realizadas. Este mês, em Vinhedo, acontece a Semana de Incentivo à Leitura. O Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de abril.

“A leitura é uma atividade essencial para a compreensão do mundo e sua transformação”, explica a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti. Segundo ela, as atividades de leitura acontecem durante todo o ano nas escolas da Rede Municipal, mas são reforçadas em abril para valorizar ainda mais a busca pelo conhecimento.

A secretária comenta que o exercício da leitura é realizado de forma rotineira desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em diferentes atividades desenvolvidas, como rodas de leitura, apresentações teatrais, musicais e contações de histórias. “Durante a Semana de Incentivo à Leitura, que acontece entre 18 e 23 de abril, cada unidade organiza atividades diferentes para propiciar novas vivências aos alunos”, afirma Rogéria.

Na EJA, por exemplo, as atividades cotidianas incluem a exibição de filmes e a distribuição de livros que deram origem ao filme para a realização de leitura dinâmica, em que todos os alunos participam. A data da leitura é marcada previamente para que todos cheguem ao mesmo capítulo juntos. A cada período de leitura finalizado, é feita uma reflexão e os estudantes debatem o assunto ao imaginar as cenas que foram lidas.

A atividade busca desenvolver a escrita, a leitura, a oralidade e os diferentes gêneros textuais. A proposta na EJA é engajar os alunos a conhecer e valoriza sua própria biografia, reconhecer o valor das disciplinas no âmbito pedagógico e social, reavivar a importância dos dados biográficos para o contexto histórico.

“Muitas são as aprendizagens que a leitura proporciona, como o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, a expansão do vocabulário e a melhora do raciocínio e da interpretação, aumentando os conhecimentos gerais e o senso crítico de nossas crianças, motivo pelo qual deve ser incentivada em todos os segmentos da educação, e em casa, junto às famílias, na intenção de criar hábitos e gosto pelos livros”, diz a secretária.

Autor: Silvana Guaiume