20 ABR 2022
SANEAMENTO
Sanebavi começa a receber e tratar esgoto do condomínio Village San Nicholas
A partir deste mês, todo esgoto produzido pelo residencial passa a ser tratado na ETE Capivari
Os moradores do Village San Nicholas podem comemorar o início de uma nova etapa para o saneamento do condomínio. A Sanebavi finalizou as obras de interligação das redes coletoras de esgoto ao sistema municipal de tratamento e, a partir deste mês, todo esgoto produzido pelo residencial passa a ser tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capivari. A obra coloca o município ainda mais perto do seu grande objetivo, a universalização do esgoto.

“É uma importante obra para qualificar cada vez mais o saneamento de Vinhedo, oferecer atendimento de qualidade aos moradores e proteger o meio ambiente. Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Vinhedo”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

“Estamos trabalhando para promover saneamento básico de qualidade para a população de Vinhedo, firmes na meta de prover água tratada e coleta de esgoto em todos os domicílios. A interligação do esgoto do San Nicholas é mais um avanço nesse sentido e vai beneficiar muitas famílias vinhedenses“, disse o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Para o início da operação das redes coletoras do San Nicholas, a Sanebavi realizou a vistoria das instalações, implantou a tubulação de interligação à caixa e executou a limpeza das tubulações com hidrojateamento para o lançamento da carga no sistema da ETE Capivari. Antes da obra, o esgoto era tratado em uma estação própria construída e gerida pelo condomínio.

Embora o San Nicholas já exista há 6 anos em Vinhedo, a viabilização para o tratamento dos efluentes no sistema municipal só foi possível após a concretização da interligação do esgoto do Condomínio São Joaquim, finalizada e entregue em outubro do ano passado. A proximidade entre os dois condomínios possibilitou que a mesma estrutura de redes e elevatórias construída pelo São Joaquim, em parceria com a Prefeitura e Sanebavi, pudesse ser utilizada também para o lançamento do esgoto do San Nicholas.

Outros locais como a Chácara do Trevo e o Sol Vinhedo Village, após execução de rede interna por parte do condomínio, podem ter acesso ao sistema de  tratamento do esgoto da ETE Capivari.

Autor: Sanebavi