28 ABR 2022
EDUCAÇÃO
Fortalecendo Vínculos divulga material sobre bullying nas escolas municipais de Vinhedo
Equipe propõe reflexão sobre como reconhecer situações de bullying, os tipos e a importância do respeito às diferenças
O projeto Fortalecendo Vínculos da Secretaria de Educação de Vinhedo está divulgando esta semana material às escolas municipais sobre o tema Bullying: o que é, como identificar, prevenir e acabar com esse problema tão sério de convívio social? A equipe do Fortalecendo Vínculos propõe uma reflexão sobre como reconhecer as situações de bullying, quais são os tipos e a importância do respeito às diferenças.

O Fortalecendo Vínculos é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo que, através do Programa de Apoio Pedagógico (Proape), promove ações de promoção da saúde mental e o fortalecimento de relações interpessoais saudáveis, a partir de atividades desenvolvidas no ambiente escolar.

Durante todo o ano, a equipe do Fortalecendo Vínculos trará diversos assuntos para reflexão sobre a rotina escolar e algumas propostas desse projeto podem ser acessadas em https://bit.ly/fortalecendovinculosnoyoutube. Além dos temas diversos, durante todo o ano letivo, o programa vai realizar ações para contemplar a complexidade dos efeitos causados pelo distanciamento social provocado pela pandemia, entendendo a importância de acolhimentos especializados para necessidades individuais e coletivas dos alunos.

Neste ano de 2022, o objetivo é potencializar os processos formativos, oferecendo aos educadores a oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento moral com o tema “Construindo caminhos para um ambiente sociomoral cooperativo". A equipe do programa é composta por psicólogas, psicopedagogas, pedagogas e professoras da rede municipal de Vinhedo.

O Fortalecendo Vínculos iniciou novo formato de ações educativas em 2020, quando teve que se adaptar à pandemia, oferecendo à comunidade escolar vídeos que contribuíssem para enfrentar o momento pandêmico. Com a retomada aulas presenciais em 2021 e 2022, o projeto teve como objetivo central promover nas escolas um ambiente facilitador para o desenvolvimento socioemocional e moral, com a construção de um clima escolar cooperativo.