28 ABR 2022
SAÚDE
Prefeitura de Vinhedo e estudantes de medicina realizam ação de combate à dengue
Visitas às casas de contou com a participação voluntária de 60 alunos da Faculdade de São Leopoldo de Mandic
A Prefeitura de Vinhedo e a Faculdade São Leopoldo de Mandic realizaram nesta quinta-feira (28) uma ação de combate à dengue na região do bairro Nova Vinhedo, onde recentemente foi registrado caso da doença. A busca ativa de criadouros e orientação às famílias teve a participação de 60 alunos de medicina da São Leopoldo Mandic, divididos em duas turmas de 30 alunos cada e agentes da Vigilância em Saúde de Secretaria de Saúde de Vinhedo. Uma nova ação da Prefeitura e estudantes da faculdade está marcada para ocorrer no dia 5 de maio, em local a ser definido.

“União de forças que tem como objetivo cuidar da saúde pública. Agradeço aos estudantes voluntários que estão contribuindo muito para orientar os vinhedenses sobre a importância de adotarem medidas necessárias para proteger suas famílias e vizinhos da dengue”, afirmou o prefeito Dario Pacheco, que acompanhou as visitas na manhã desta quinta-feira (28).

Alunos e agentes da Vigilância em Saúde percorreram as casas do Nova Vinhedo nos períodos da manhã e tarde para realizar ação de bloqueio e combate à dengue no bairro. Eles visitaram as casas e fizeram vistorias nas áreas externas dos imóveis para orientar os moradores sobre como eliminar criadouros de mosquitos aedes aegypti, que transmitem a dengue e outras doenças chamadas de arboviroses. Os estudantes e agentes municipais de saúde estão de jaleco e identificados.

Nas visitas, os moradores do Nova Vinhedo também estão sendo orientados a colocar na calçada, neste fim de semana, materiais que não usam mais, como móveis quebrados e outros entulhos. Esses materiais descartados no Nova Vinhedo serão recolhidos na segunda-feira pela Secretaria de Serviços Públicos, que fará uma ação especial de cata-bagulho no bairro.

O secretário de Saúde, Milton Ribolli, explicou que a participação dos moradores é fundamental para combater a doença. “É preciso eliminar todos os criadouros do mosquito nas casas”, explicou. Segundo Ribolli, ações como a do Nova Vinhedo vem sendo realizadas diariamente no bairro Villa João XXIII, que concentra o maior número de casos de dengue em Vinhedo.

O gerente de Zoonoses, Tulio Delaqua, explicou que três agentes de saúde estão mobilizados na Unidade Básica de Saúde da Vila João XXIII, trabalhando fixo no local, para desenvolver ações contra dengue no bairro, inclusive a visita às casas dos moradores. “Quando eliminamos os criadouros, evitamos o contágio e a proliferação da doença. Quanto antes, melhor”, afirmou.

Casos de dengue

Vinhedo tem 66 casos confirmados de dengue este ano, até esta quarta-feira (27), mais que o dobro de todos os registros do ano passado, de 27 doentes confirmados. A cidade soma 201 casos notificados este ano. Não há nenhuma morte por dengue em Vinhedo este ano. A cidade também não tem nenhum caso confirmado das arboviroses  zika e chikunguya.

Autor: Silvana Guaiume