06 MAI 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Estão abertas inscrições para novo ciclo de curso online gratuito que conecta jovens ao primeiro emprego
Iniciativa é destinada a moradores de comunidades de baixa renda, com prioridade a inscritos no Cadastro Único do Governo Federal

Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo do Coletivo Online, curso gratuito e 100% digital, resultado de parceria entre os Ministérios da Cidadania e do Trabalho e Previdência com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), com o apoio da Prefeitura de Vinhedo. Os interessados têm até 16 de maio para se inscrever, no link: https://bit.ly/3P0TKWr. O curso é destinado a jovens de 16 a 25 anos, com prioridade aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

São 3 mil vagas para o Estado de São Paulo. Para participar, é necessário ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. O objetivo do curso é desenvolver habilidades necessárias para que os jovens busquem oportunidades no mercado de trabalho. “As vagas são gratuitas e atendem jovens de 16 a 25 anos, com cursos voltados a preparação ao mercado de trabalho”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Angélica Bastos.

O formato do programa permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio do WhatsApp. São 10 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, como elaboração de plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.

Os participantes terão até quatro semanas para assistir às aulas e fazer as atividades práticas. Ao término do curso, receberão um certificado de conclusão. Eles também podem se cadastrar em comunidades que divulgam vagas de emprego. É possível se candidatar a processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empresas.

Autor: Ana Cândida Briski