09 MAI 2022
Vinhedo desenvolve ações de conscientização sobre o Maio Amarelo
Foram distribuídos cartazes da campanha nos ônibus de transporte público, nos dois terminais rodoviários, nas escolas e espaços públicos
A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo está realizando, em diferentes locais da cidade, ações de conscientização sobre a segurança no trânsito durante o mês de maio, na campanha do Maio Amarelo, que este ano tem como tema Juntos Salvamos Vidas. Foram distribuídos cartazes da campanha nos ônibus de transporte público de Vinhedo, nos dois terminais rodoviários, nas escolas e espaços públicos.

Também foram instaladas quatro grandes faixas em pontos de grande fluxo de veículo alertando sobre a importância da iniciativa do Maio Amarelo, que busca preservar vidas. Ainda foram distribuídos vídeos da campanha nas redes sociais da Rede Municipal de Educação, inclusive em grupos de Whatsapp de pais e alunos.

“O Maio Amarelo tem como objetivo mobilizar as pessoas no debate sobre a prevenção de acidentes no trânsito. É importante que todos estejamos engajados nessa campanha para reduzir o número de acidentes e, sobretudo, de mortes no trânsito”, disse o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, 11.647 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Brasil em 2021, 32 pessoas por dia. Os acidentes somaram 632.764 registros, o equivalente a 72 acidentes de trânsito por hora no País.

O Movimento Maio Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária, criou a temática Juntos Salvamos Vidas este ano para chamar atenção dos motoristas para o alto índice de mortes e feridos nas estradas e reforçar que, independentemente do ofício, todo cidadão que conheça e cumpra as regras de trânsito pode salvar vidas.

O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para colocar em debate o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, promover ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Autor: Silvana Guaiume