09 MAI 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Agemcamp e Prefeitura de Vinhedo debatem Plano de Monitoramento Integrado
Projeto pretende integrar sistema de monitoramento por câmeras das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC)
Representantes da Câmara Temática de Segurança Pública da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) estiveram na Prefeitura de Vinhedo nesta segunda-feira (9) para debater o Plano de Monitoramento Integrado, que pretende integrar o sistema de monitoramento por câmeras das Guardas Civis Municipais (GCMs) das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), da qual Vinhedo faz parte. O novo plano será apresentado aos prefeitos na próxima reunião da RMC, no dia 17 de maio.

“A integração dos sistemas de monitoramento é uma ação muito importante para a segurança pública da região, já que as cidades são praticamente conurbadas e o controle deve ser feito conjuntamente. Hoje já temos nosso sistema integrado com outras cidades e acredito que seja do interesse de todas as prefeituras da RMC ampliar esse projeto”, afirmou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, que participou do encontro.

A reunião contou ainda com a participação do secretário de Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes, do comandante da GCM de Vinhedo, Claudemir Braz de Araújo, do subcomandante, Paulo Roberto Silva, e do diretor de Transportes, Jefferson Torso. Dr. Dario lembrou que Vinhedo lidera diferentes rankings como cidade mais segura do Brasil. “Vamos continuar trabalhando com empenho por uma segurança cada melhor para nossos moradores”, afirmou.

Segundo a Agemcamp, o Fundo de Segurança da agência pretende disponibilizar R$ 800 mil para o novo sistema de monitoramento integrado, o Sistema de Informações de Segurança Pública - Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), que ainda precisa ser aprovado pelos 20 municípios. Caso as cidades aprovem o projeto, os recursos serão utilizados pelas 20 cidades para a aquisição de câmeras, licenças, softwares e computadores para atualização das centrais de monitoramento das GCMs da RMC.

Vinhedo hoje já participa do Sentry, sistema pioneiro no monitoramento de veículos em vias públicas, que integra várias cidades da região. A cidade soma cerca de 500 câmeras de segurança, 50 que já possui, 20 novas que estão sendo instaladas, 430 que estão sendo instaladas em prédios públicos, além das 48 câmeras do monitoramento de segurança do trânsito. Desse total, 81, sendo 33 da GCM e 48 do monitoramento de trânsito, fazem leitura de placas.