10 MAI 2022
SAÚDE
Prefeitura de Vinhedo realiza 436 procedimentos e exames e 188 cirurgias de oftalmologia
  No sábado (7) foi realizado novo mutirão de consultas de avaliação cirúrgica de pacientes encaminhados pelos médicos da Rede Municipal

A Prefeitura de Vinhedo realizou 436 exames e procedimentos de oftalmologia e 188 cirurgias oculares nos últimos sete meses, após a contratação de duas clínicas em outubro do ano passado. A contratação foi feita para reduzir a demanda reprimida pelos procedimentos, provocada pela pandemia do coronavírus. No sábado (7) foi realizado um novo mutirão de consultas de avaliação cirúrgica de pacientes encaminhados e agendados pelos médicos da Rede Municipal de Saúde.

Em outubro passado, a Prefeitura firmou Ata de Registro de Preços com duas clínicas Oftalmológicas, Hospital Dia Oftalmológico de Jundiaí e Instituto Benetti de Itatiba. Desde então foram realizados os 436 exames e procedimentos e 188 cirurgias. Entre as cirurgias, 178 são de catarata e as dez restantes de retina. A Secretaria de Saúde está programando um próximo mutirão para avaliação de catarata para o mês de junho.

No sábado (7), foram agendados 71 pacientes para avaliação cirúrgica. Desses 71 pacientes agendados, nove pacientes faltaram à consulta, o equivalente a 13% do total. Os 62 pacientes que compareceram foram avaliados para a realização de cirurgias de pterígio, calázio, ectrópio, cistos e lesões. As cirurgias serão realizadas no mês de maio, a partir do dia 13. A Secretaria de Saúde pretende zerar até junho a demanda atual de 123 exames e procedimentos e 90 cirurgias de cataratas.

Autor: Silvana Guaiume