Em reunião realizada nesta quarta-feira (11), no parque aquático Wet’n Wild, o conselho gestor do Distrito Turístico Serra Azul instituiu os representantes do Comitê de Comunicação e Relações Institucionais, terceiro grupo de trabalho criado com o objetivo de planejar e executar ações nas áreas de comunicação, marketing e relações públicas. Outros dois grupos já vêm atuando de forma paralela - o Jurídico e o de Infraestrutura e Desenvolvimento - para colaborar com o desenvolvimento do projeto.
Os comitês são formados por membros dos quatro municípios, com especialistas em turismo, comunicação, infraestrutura, direito, gestão e representantes dos empreendimentos privados para discutir aspectos para a segurança jurídica dos investidores e municípios; estabelecer normas e diretrizes para as áreas com senso estético padronizado e, ainda, a divulgação do projeto, tanto de forma institucional, quanto de forma promocional para o Brasil e o mundo.
Os representantes de Vinhedo nos comitês são: Jurídico – Carlos Eduardo Diniz (Secretaria de Justiça); Infraestrutura e Desenvolvimento: Jorge Roberto Torrezin (Secretaria de Governo), Osvaldo Pizolatto Junior (Secretário de Planejamento Ambiental), Fernanda Franceschini – (Secretaria de Planejamento Urbano); Comunicação e Relações Institucionais: Ana Cândida Briski (Departamento de Comunicação), Aline Palaro (Departamento de Comunicação) e na Secretaria executiva: Renato Romanetto (Secretaria de Cultura e Turismo) e Jéssica Ribeiro (Secretaria de Cultura e Turismo) em apoio a todos os comitês.
Já o Conselho Gestor é formado pelo prefeito Dario Pacheco entre os 16 conselheiros titulares provenientes de membros do Governo do Estado, das prefeituras e da sociedade civil.
Distrito Serra Azul
Lançado em 29 de novembro de 2021, o Distrito Turístico Serra Azul é um conglomerado de 41 km² formado pelos municípios de Vinhedo, Jundiaí, Itupeva e Louveira que reúne empreendimentos de lazer, gastronomia, compras, entre outros. A previsão é que sejam realizados investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão provenientes da iniciativa privada e a geração de 7,4 mil novos empregos nos próximos cinco anos, no que vem sendo chamado como a “Disneylândia Brasileira”.
A expansão do turismo na região prevê, nos próximos anos, a criação de um clube de golfe com hospedagem, construção de empreendimento temático com centro de compras e espaços para esportes radicais e de aventura, ampliação de centro hípico e do Outlet e instalação de um autódromo, além de novos hotéis temáticos ligados aos parques. A região recebe, atualmente, mais de 10 milhões de visitantes por ano.