11 MAI 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Crianças da instituição Arca participam de apresentação do Canil da Guarda de Vinhedo
Visitantes conheceram peripécias e habilidade de Ônix, Max, Iron e Roger, os quatro cães do Canil da GCM
Crianças da instituição social Arca, de Vinhedo, participaram nesta quarta-feira (11) de uma visita à Guarda Civil Municipal (GCM) e conheceram peripécias e as habilidade de Ônix, Max, Iron e Roger, os quatro cães do Canil da Guarda. A visita aconteceu em duas turmas, de manhã e à tarde, em grupos de ao menos 25 crianças cada.  As apresentações do canil da GCM são realizadas semanalmente para entidades e organizações sociais, em escolas do município e eventos. No próximo dia 28, os cães vão se apresentar no Campo da Capela.

Nesta quarta, as crianças conheceram a base da Guarda de Vinhedo, a Academia, a Defesa Civil e o Canil. Foram apresentadas aos cães e participaram da exibição de Ônix, Max, Iron e Roger, que mostraram como imobilizam uma pessoa e encontram objetos escondidos, entre eles facas, armas e dinheiro. O coordenador do Canil, GCM Rubens de Souza, e a GCM Vanessa Maggi comandaram a apresentação, chamada de free stile, que durou cerca de 40 minutos.

Um micro-ônibus da Guarda transportou as crianças da Arca até a GCM e as levou de volta. Segundo Rubens, nas apresentações os guardas também fazem palestra sobre educação, disciplina, segurança e sobre os cuidados com os animais. “Ensinamos alguns truques de adestramento e explicamos para o público como os cães aprendem a farejar e se comportar na abordagem às pessoas”, explicou.

A Arca oferece recreação, arte, cultura e esportes para que crianças em situação de vulnerabilidade superem as limitações impostas pelo meio em que vivem e conquistem autonomia de pensamento e ação para escolher e trilhar seus próprios caminhos.  O projeto atende cerca de 290 crianças de Vinhedo nas três unidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e mais uma unidade de Serviço de Acolhimento Institucional integral à criança e ao adolescente.

Autor: Silvana Guaiume