12 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conselho de Vinhedo promove este mês ações de combate ao abuso sexual de criancas e adolescentes
Ações são desenvolvidas pelo CMDCA, Conselho Tutelar, secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação, Esportes e Lazer, Cultura, Saúde e organizações sociais
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Vinhedo promove este mês uma série de ações na Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O tema é “Precisamos falar sobre abuso sexual de crianças e adolescentes - A proteção começa em casa”. A proposta é dialogar com os moradores esse tema importante de violação de direitos e sensibilizar pais e responsáveis a observar mudanças de comportamento de suas crianças e adolescentes, protegê-los dos riscos e garantir sua integridade.

O dia 18 de maio foi instituído em 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida após o assassinato de Araceli, uma menina de 8 anos que foi drogada, estrupada e morta por jovens de classe média alta em Vitória no ano dia 18 de maio de 1973.

As ações da Campanha em Vinhedo são desenvolvidas pelo CMDCA em parceria com o Conselho Tutelar, com as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, da Educação, de Esportes e Lazer, de Cultura, da Saúde e organizações sociais civis da cidade.

Mobilização

A programação inclui uma série de ações que estão acontecendo simultaneamente em locais como unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Referência Social (CREAS), nos Serviços de Convívio e Fortalecimento de Vínculos Arca e Afeto, em oficinais culturais, aulas esportivas, unidades de saúde e espaços de socialização da cidade.

No dia 14 de maio, o CMDCA, o Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania promovem uma grande ação aberta ao público na Praça Sant’Ana, com orientações e conversas com a população. No dia 21, a ação será realizada na Praça Aurora Sudário, na Capela. De 16 a 20 de maio, o projeto Fortalecendo Vínculos, da Secretaria de Educação de Vinhedo, vai levar o tema Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes às escolas.

Hora é agora

“Neste exato momento, uma criança pode estar sofrendo violência sexual. Apesar de triste, a violação é mais comum do que imaginamos e, na maioria dos casos, acontece na casa da vítima por uma pessoa de confiança da família. Tal realidade faz com que seja ainda mais necessário falar sobre o assunto, tanto para quebrar possíveis tabus existentes, quanto para orientar a sociedade sobre como identificar e denunciar casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, afirmou presidente do Conselho, Sônia Regina Benedetti do Prado.

A presidente do Conselho lembrou que a violência sexual deixa marcas para a vida toda e muitas vezes acontece em conjunto com outras violações, como a violência física, psicológica e até negligência, quando a criança é privada de direitos básicos. “A pandemia deixou muitas crianças e adolescentes desprotegidos  por diversos motivos e os casos de denuncia de violência sexual tem aparecido nos órgãos de proteção”, disse.

CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é responsável por formular , deliberar e monitorar as politicas publicas voltadas as crianças e adolescentes e gerir o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Até 30 de Maio – Secretaria de Assistência Social e Cidadania
CRAS Centro, CRAS Capela e CRAS Nova Vinhedo, CREAS e nos Serviços de Convívio e Fortalecimento de Vínculos ARCA e Afeto
Divulgação, mobilização da população atendida, promovendo a conscientização sobre abuso e exploração sexual.
Nos serviços de atendimento de crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas e oficinas

14 de Maio – CMDCA, Conselho Tutelar e Assistência Social
Praça Sant’Ana
Sensibilização através de conversas com a população