13 MAI 2022
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação de Vinhedo promove oficinas de astronomia e lançamento de foguetes
Proposta é aumentar o interesse dos estudantes para participarem de olimpíadas científicas e despertar o gosto pela astronomia
A Secretaria de Educação de Vinhedo promoveu este ano oficinas de astronomia para os alunos dos anos iniciais do Fundamental I de duas escolas da Rede Municipal de Educação e oficinas para criação de bases de lançamentos de foguete de garrafa PET com os professores. A proposta é aumentar o interesse dos estudantes para participarem de olimpíadas científicas e despertar o gosto pela astronomia desde os primeiros anos escolares.

A 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) acontecem no próximo dia 20. Vinhedo inscreveu 400 alunos e oito escolas municipais. Os eventos são abertos a escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Este ano, as oficinas realizadas em Vinhedo envolveram cerca de 430 pessoas, entre professores e alunos da Rede Municipal. A proposta é ampliar essa quantidade já no próximo ano.

“A participação em olimpíadas de conhecimento é uma tradição na Rede Municipal de Educação de Vinhedo. Desde o início do ano letivo os professores estimulam os alunos a participarem de diversos desafios, aprofundando assim o conhecimento adquirido em sala de aula e estimulando o interesse por diferentes áreas”, explicou a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi criada em 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e, desde 2005, conta com a Agência Espacial Brasileira (AEB) na organização do evento. A OBA contempla ainda a Mostra Brasileira de Foguetes, na qual alunos, individualmente ou em equipes de até três componentes, constroem e lançam foguetes a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível, no sentido oblíquo.

A OBA e a MOBFOG têm como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico e fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências relacionadas. As universidades estão atentas aos participantes e vencedores da olimpíada, que recebem medalhas.

A Unicamp criou uma nova modalidade no vestibular, denominada Vagas Olímpicas, que disponibiliza 90 vagas para estudantes que se destacaram em competições como as olimpíadas de astronomia, matemática, robótica e química, entre outras. A Universidade de São Paulo (USP) estuda a criação de um modelo semelhante de ingresso, em um sistema de pontuação com base em medalhas obtidas em competições oficiais de ciências, matemática, astronomia e outras.

“Conhecimento tem valor incalculável e a Secretaria de Educação de Vinhedo trabalha com empenho para educar e formar cidadãos prontos para os desafios do futuro. Queremos que nossos alunos tenham plena capacidade de aprendizado ao longo de seu processo de formação. Temos dezenas de medalhistas vinhedenses ao longo dos anos de participação na OBA”, disse Rogéria.

Em 2021 a prova da OBA foi realizada em formato híbrido, devido à pandemia de covid-19, e bateu o recorde de participantes, com 900 mil inscritos em todo o País. “Na nossa Rede Municipal, tanto a OBA quanto a MOBFOG são orientadas pelos professores do Ensino Fundamental, com resultados muito positivos para a aprendizagem”, afirmou a secretária.

A divulgação dos nomes dos medalhistas da Olimpíada e da Mostra de Foguetes será feita no dia 30 de junho, na extranet da OBA (www.oba.org.br/extranet) e na página da OBA (www.oba.org.br).

Autor: Silvana Guaiume