20 MAI 2022
Escola Municipal de Vinhedo Jair Mendes de Barros promove 1ª Mostra IncluArte
Iniciativa utiliza a arte como forma de expressão, com a finalidade principal de desenvolver e estimular a criatividade dos autistas
A Escola Municipal (EM) Jair Mendes de Barros, de Vinhedo, promoveu esta semana a 1ª Mostra IncluArte, para despertar a arte como forma de expressão dos estudantes, com a finalidade principal de desenvolver e estimular a criatividade dos alunos autistas do Ensino Fundamental 2. A exibição dos trabalhos aconteceu para os alunos da escola no dia 18 de maio. A proposta foi elaborada pela professora de Arte, Regiani Marsal Nogueira, em parceria com as professoras de Educação Especial, Angela Moretão e Carla Cassani.

“A arte explora o imaginário, faz descobrir novas sensações físicas, acessar memórias e despertar novos sentimentos. Para os estudantes que apresentam dificuldades ou deficiências, a arte pode significar uma forma de expressar a liberdade, poder divulgar e consciencializar a comunidade”, afirmou a professora Regiani. Os trabalhos ficarão expostos na escola até o fim do mês.

De acordo com a professora de Artes, todo o trabalho partiu da observação dos alunos em sala de aula. Um dos artistas, Pedro gosta do desenho e sinalizava seu gosto pelos traços, mas não gostava de pintar. Com muitas propostas, inclusive aquarela, começou a colorir alguns desenhos. A artista Sofia tem traços firmes e gosta do desenho.

Maurício era o mais resistente, realizou todas as propostas da sala de aula, mas tem dificuldade com espaços. Ele estava ansioso e o desafio para ele foi tirá-lo da sala, oferecendo rolos e pincéis grandes. “A escolha das cores por ele aconteceu através da busca pelas aulas em que trabalhamos cores primárias e ele disse que queria misturar e encontrar as secundárias. O resultado, como ele mesmo definiu: ‘Nossa Mente’”, contou Regiani. Vale destacar que Maurício tem habilidades musicais e gravou um vídeo em que cantou a música da banda Legião Urbana, “Quase sem querer”.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação de Vinhedo, Flávia Cristina Pinheiro Alves, os três estudantes autistas do Fundamental 2 apresentavam habilidades para artes e se sentiram estimulados de poder apresentar suas potencialidades aos demais alunos da escola. “Foi um evento de socialização, os pais dos alunos participaram da abertura da exposição. Essa iniciativa faz parte de todo o processo de educação inclusiva da Secretaria de Educação de Vinhedo”, disse.

Flávia comentou que os trabalhos também serão expostos no hall do Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, na programação municipal da Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência, de 21 a 28 de agosto. A proposta é que a exposição ganhe novas edições.

Autor: Silvana Guaiume