25 MAI 2022
EDUCAÇÃO
Escolas municipais de Vinhedo promovem ações práticas em parceria com as famílias
PPP em Movimento é elaborado em conjunto com a comunidade escolar para melhorar a qualidade da educação no município
A Secretaria de Educação de Vinhedo está desenvolvendo uma série de ações em parceria com pais e responsáveis pelos estudantes da Rede Municipal para melhorar a qualidade da educação nas escolas e em toda a cidade. Essas ações fazem parte da construção do Projeto Político Pedagógico do município, conhecido como PPP em Movimento, um documento elaborado em conjunto com a comunidade para nortear as atividades desenvolvidas nas unidades educacionais.

Neste mês, foi realizado na Escola Municipal Cláudio Gomes um bate papo com os pais e responsáveis sobre a importância da parceria das famílias, com relação aos cuidados e à manutenção da escola. Em março, a Secretaria de Educação de Vinhedo reuniu famílias de estudantes de 36 escolas da Rede Municipal para debater a construção de um projeto educacional com a participação das comunidades.

O objetivo é que as propostas do PPP em Movimento sejam colocadas em prática com a participação dos moradores. A comunidade aponta, nesses encontros, o que deve ser prioridade para a unidade escolar e se junta para transformar a proposta em ação, com o apoio de estudantes e famílias.

Pais, alunos, professores e funcionários dão sua opinião sobre o que pode ser melhorado na infraestrutura, planejamento, formações dos educadores, bem-estar e saúde, mobiliários, atividades e propostas educacionais. Essas informações auxiliarão na construção de um documento colaborativo, com a participação de toda a comunidade escolar, que será atualizado e executado no decorrer do ano letivo.

O PPP em Movimento é um diagnóstico de todos os segmentos da unidade educacional, que propõe ações, estabelece prioridades e reavalia esses processos a partir do que já foi executado. Tudo com a participação de pais, professores, funcionários e alunos. O Plano de Ação define metas para executar as propostas de trabalho coletivo, indicando os responsáveis pelas tarefas, os recursos, instrumentos que serão usados e prazo para realização.

“Supondo que a comunidade escolar decida que pintar uma quadra é prioridade. Eles vão definir um Plano de Ação com responsáveis pelas funções, material necessário, tempo previsto para execução dos trabalhos e prazo de conclusão”, comentou a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti. Esse Plano é atualizado sempre que necessário. As metas estabelecidas podem ser de curto, médio e longo prazo.

“O PPP em Movimento traz a possibilidade de a família estar cada vez mais próxima da escola, contribuindo com ações de parceria, propiciando mais qualidade para o desenvolvimento da aprendizagem, com ações eficientes e eficazes”, afirmou Rogéria.