26 MAI 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Mutirão de Castração para animais agendados ocorre neste final de semana
Cerca de 150 gatos e cães de famílias em vulnerabilidade social com agendamento e já chipados serão submetidos ao procedimento
A Prefeitura de Vinhedo realiza neste sábado (28) e domingo (29), no Parque Ecológico da Capela (Rua João Edueta, 450 – Paineiras), o primeiro de uma série de mutirões de castração exclusivamente para cães e gatos já agendados e microchipados pelo Departamento do Bem-Estar Animal. Não serão atendidos animais que não tiverem agendamento.

“Tanto a castração quanto a microchipagem são serviços muito importantes e gratuitos que estão sendo oferecidos à população vinhedense para que possamos diminuir os animais soltos nas ruas e garantir qualidade de vida aos nossos pets. Vinhedo é uma das únicas cidades do Estado a oferecer o procedimento de microchipagem gratuito e o Cidadão PET. Vamos avançar ainda mais neste ano e temos vários projetos, entre eles a primeira UBS Animal de Vinhedo”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

Nesse primeiro mutirão, foram priorizadas famílias em situação de vulnerabilidade social, cujos animais já estão inscritos no Cidadão PET e também que já foram submetidos à microchipagem.

O agendamento da castração vem sendo feito desde o início do mês durante as microchipagens gratuitas que estão ocorrendo nos bairros. Um novo mutirão de castração está planejado para ocorrer no próximo mês, em outro bairro, com critérios a serem definidos.

Castração

Moradores de Vinhedo interessados em castrar gratuitamente o seu animal devem comparecer a um dos pontos em que estão sendo realizadas as microchiagens gratuitas com o seu animal e preencher a ficha de interesse. Pessoas de baixa renda têm prioridade, porém, vagas remanescentes serão ofertadas a toda população.
Nesta e na próxima semana, até o dia 3 de junho, a microchipagem está sendo realizada no  Campo da Vila João XXIII (Rua Francisco de Assis, 115 – Vila João XXIII), das 9h às 11h e das 13h às 16h. Outras informações podem ser obtidas no WhatsApp do Bem-Estar Animal (19) 3836-3389.

Cuidados pré e pós-cirurgia

Idade para castração: de 5 meses a 5 anos
Cadelas e gatas não podem estar prenhas nem amamentando, mas podem ser castradas dois meses após o parto, desde que os filhotes já tenham desmamado
Jejum: retirar o animal da água sete horas antes e da comida oito horas antes da cirurgia