27 MAI 2022
MEIO AMBIENTE
Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo e GAPA realizam soltura de mão-pelada
Parente do guaxinim foi atropelado e levado à Associação Mata Ciliar para ser tratado e reintegrado

A equipe da Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo e do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA) realizaram a soltura de um mão-pelada que havia sido atropelado e levado à Associação Mata Ciliar para ser tratado e reintegrado. Parente do guaxinim, Procyon cancrivorus é um mamífero carnívoro solitário e de hábitos noturnos, que mede cerca de 60 centímetros de comprimento, ocorrendo em todos os biomas brasileiros.

A espécie está entrando em declínio devido à perda de habitat, atropelamentos nas rodovias, caça para utilização de sua pele, tráfico de animais, poluição ambiental, principalmente das águas que acabam envenenando várias espécies e as comprometendo em seu ambiente natural. A soltura aconteceu na quarta-feira (25), na Associação Mata Ciliar.

Mata Ciliar

Com 33 hectares ao pé da Serra do Japi, em Jundiaí, a Mata Ciliar mantém cerca de 1,3 mil animais entre os que não possuem condições de voltar ao seu habitat natural ou que estão em processo de reabilitação. Somente em 2021, foram capturados 431 animais em Vinhedo, mais de um animal por dia, encaminhados para tratamento na associação, sendo a grande maioria aves. Mas também foram capturadas onças, gambás, saguis, seriemas, ouriços, carcarás, capivaras, veados, cachorros-do-mato, entre outros animais de maior porte.

A Mata Ciliar foi implantada em Jundiaí para receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura no ambiente natural. Desde sua fundação, já recebeu mais de 18 mil animais silvestres. A maior parte deles chega à associação através da Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada, caça, tráfico, entre outros acidentes em decorrência da devastação do seu habitat.

Autor: Silvana Guaiume