31 MAI 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura de Vinhedo vai promover em julho segunda etapa do mutirão de castração de pets
Interessados em agendar a castração devem comparecer, com o animal, no plantão de microchipagem, até o dia 10 de junho na Vila João XXIII

A Prefeitura de Vinhedo vai promover no início de julho a segunda etapa do mutirão de castração de pets na cidade. Interessados em agendar a castração devem comparecer, junto com o animal, no plantão de microchipagem, que acontece até o próximo dia 10 de junho, no Campo da Vila João XXIII, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h. Não é preciso agendar para comparecer à microchipagem. O local da próxima castração ainda será divulgado.

Neste fim de semana, dias 28 e 29, foram castrados 40 gatos e 150 cães na primeira etapa do mutirão, no Parque Ecológico da Capela. O evento foi promovido para animais agendados e que já haviam sido microchipados pelo Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria de Planejamento Ambiental. Não houve nenhuma intercorrência grave durante os procedimentos.

Os tutores receberam medicamentos pós-operatórios gratuitos e contato de uma clínica veterinária 24 horas caso haja necessidade de atendimento de urgência por causa da castração nos dez dias seguintes à cirurgia. A castração é agendada para animais com idade de 5 meses a 6 anos. Nessas primeiras etapas estão sendo priorizados animais de tutores em situação de vulnerabilidade social, que comprovem ser beneficiários de programas sociais do governo, e moradores de baixa renda.

Os demais interessados se inscrevem em uma lista de espera e serão chamados conforme as vagas forem disponibilizadas. Moradores de qualquer bairro de Vinhedo podem se inscrever e realizar a microchipagem na Vila João XXIII. Outras etapas de castração vão acontecer até o fim do ano. O Departamento de Bem-Estar Animal está promovendo a castração em etapas para que os animais possam ter atendimento de melhor qualidade, com agendamento, organização, bem-estar para os tutores e para seus pets.

Samay Amorim, moradora do Vila Nova 1, levou sua gata de 6 meses para castrar depois de microchipá-la e agendar o procedimento. “Parabéns à Prefeitura por essa ação. Eu não teria conseguido castrar minha pet, pois fui ver o preço para fazer o procedimento, mas achei muito alto para meu orçamento. Agora estou com minha gatinha chipada e castrada. Fomos muito bem atendidas”, disse.

Claudineia Rodrigues Moacyr Marlon, que mora no Bela Vista, levou Lola, de 8 meses, e Bela, de 1 ano e oito meses, para serem castradas no fim de semana. “A ação da prefeitura foi excelente, eu não teria condições de gastar com a cirurgia e chipagem, ainda mais de dois animais. Só tenho a agradecer em meu nome e em nome das minhas cachorrinhas muito queridas. Excelente atendimento”, afirmou. Ela também agradeceu por receber os remédios pós-operatórios gratuitamente. “Nem vou precisar gastar na farmácia.”

A estrutura da empresa contratada para realizar os procedimentos contou com 17 profissionais na equipe, UTI Móvel, equipamentos de última geração, clínica contratada na cidade para prestar atendimento 24h àqueles que já passaram pela cirurgia, caso haja necessidade, e distribuição dos remédios do pós-cirúrgico gratuitamente. A empresa já realizou mais de 30 mil castrações e está presente em 65 cidades, realizando os serviços.

Agendamento de castração, microchipagem e cadastramento no Cidadão Pet (é preciso ter o Cartão Cidadão)

De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h
Até 10 de junho, no Campo da Vila João XXIII (Centro Esportivo e Recreativo Avelino Cardozo)
Endereço: Rua Francisco de Assis, nº 115, Vila João XXIII