07 JUN 2022
MEIO AMBIENTE
Vinhedo assina acordo para reduzir emissão de gases de efeito estufa na Semana do Meio Ambiente
Acordo pretende induzir a redução de gases do efeito estufa nos próximos 10 anos, incentivar novas tecnologias e soluções inovadoras
A Prefeitura de Vinhedo aderiu ao Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa para a redução de emissão de gases de efeito estufa e incentivo às ações de sustentabilidade. A adesão ao acordo foi assinada nesta terça-feira (7) pelo prefeito Dario Pacheco e pelo secretário de Planejamento Ambiental, Osvaldo Pizzolato Júnior, no gabinete do prefeito, dentro das celebrações da Semana do Meio Ambiente na cidade. O Dia do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.

A adesão ao Acordo foi aprovada pela Câmara Municipal (Lei Municipal nº 4.080/2022). O Programa foi criado em 2019 pelo Governo do Estado, com o gerenciamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“Vamos trabalhar junto às empresas, indústrias, instituições e toda a população da nossa cidade para promovermos ações que possam reduzir a emissão de gases do efeito estufa e garantir um desenvolvimento mais sustentável. Ações que vão englobar desde projetos de reflorestamento, arborização até redução do consumo de combustíveis fósseis. Temos muito trabalho pela frente e o importante é começarmos agora e juntarmos forças para atingir objetivos comuns”, afirmou dr. Dario.

Com a adesão, o município se compromete a desenvolver ações sustentáveis e um trabalho de conscientização junto às empresas do município para que assumam o compromisso voluntário de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global. Segundo Pizzolato Júnior, várias empresas de Vinhedo já são signatárias do acordo, desenvolvem projetos de proteção ambiental e o objetivo é mobilizar mais empresas.

O Acordo Ambiental São Paulo prevê também o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas, além de contar com o apoio técnico governamental em possíveis ações. O programa tem o objetivo de confirmar o compromisso de todo território paulista, com o esforço internacional de conter o aquecimento global abaixo de 1,5 grau.  O Acordo pretende induzir a redução de gases do efeito estufa nos próximos 10 anos e incentivar a implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras.

Autor: Silvana Guaiume