08 JUN 2022
Secretaria de Saúde de Vinhedo instala placas de alerta sobre febre maculosa
Cidade não tem nenhum caso confirmado da doença este ano e o último registro no município foi em 2016
A Secretaria de Saúde de Vinhedo está instalando cartazes de alerta sobre febre maculosa em diversos pontos da cidade em áreas de vegetação alta e lagos com comunidades de capivaras, locais em que pode haver infestação de carrapatos-estrela, transmissores da doença. A Secretaria instalou, nas últimas semanas, 30 placas e cinco banners de aviso aos moradores. Vinhedo não tem nenhum caso confirmado de febre maculosa este ano e o último registro da doença na cidade foi em 2016.

As placas informativas foram instaladas principalmente nas Represas 1, 2 e 3.  Elas avisam os moradores que a área é sujeita à infestação de carrapato-estrela, que há risco de transmissão de febre maculosa, orientam os usuários sobre medidas de prevenção e sintomas. Os frequentadores dos parques devem evitar manter contato com animais, vegetação, usar roupas claras e calçados que não deixam partes do corpo expostas.

Após circular por áreas de risco, o morador deve verificar possível presença de carrapatos-estrela nas roupas e no corpo, e eventuais picadas. Roupas claras facilitam a identificação de carrapatos.

Os sintomas da doença surgem entre dois e 15 dias após a picada, sendo a maioria sete dias depois. Incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal e dor muscular constante. O diagnóstico é difícil porque os sintomas se assemelham a outras doenças, por isso é fundamental o paciente informar ao médico que esteve em área de risco para febre maculosa.

Com a evolução da doença, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés. Em casos mais graves podem aparecer inchaço nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e sobe até os pulmões, causando parada respiratória.