08 JUN 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Microchipagem gratuita em cães e gatos de Vinhedo continua até sexta (10) na Vila João XXIII
Interessados em castrar animal gratuitamente devem comparecer pessoalmente ao local ou no dia 25 de junho no Centro de Convivência
O Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vinhedo realiza até esta sexta-feira (10) a microchipagem de cães e gatos de tutores vinhedenses na Vila João XXIII. O procedimento é gratuito, indolor e realizado em poucos segundos, bastando apenas apresentar o cartão Cidadão do morador. O atendimento será feito nesta quarta-feira (8) das 9h às 11h e das 13h às 16h, na quinta-feira das 13h às 16h e na sexta-feira das 9h às 11h e das 13h às 16h.

“Nossos animaizinhos têm lugar de destaque em nosso governo, com políticas públicas eficientes de controle, atendimento e identificação. Somente dessa maneira poderemos acabar de vez com o abandono e com os animais em situação de rua”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

Os interessados em castrar seu animal devem comparecer ao Campo da Vila João XXIII até esta sexta-feira com o animal para ser microchipado e agendar a castração, que será realizada nos dias 2 e 3 de julho, no Centro de Convivência.

A microchipagem gratuita será retomada no último sábado de junho, dia 25, das 8h às 17h, também no Centro de Convivência, região central. Nesse dia também haverá agendamento para o 2º Mutirão de Castração, que será realizado no final de semana seguinte.

Desde o mês de maio, o Bem-Estar Animal tem realizado a microchipagem gratuita e agendamentos para os mutirões que devem ocorrer até o final deste ano. A microchipagem já passou pela região da Capela, pela região da Vila João XXIII, pela Represa e agora segue para o Centro de Convivência no final de junho.

No 1º Mutirão de Castração, realizado no Parque Ecológico da Capela, foram castrados cerca de 200 animais, sendo priorizadas as famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste segundo mutirão, todos podem se inscrever.

Outros serviços

Além da microchipagem, do Cidadão PET e da castração, o Bem-Estar Animal oferece consultas veterinárias, a partir de clínica contratada, para famílias de baixa renda do município. Também acolhe e averigua denúncias de maus-tratos e encaminha para as autoridades competentes. A cidade possui um abrigo de passagem de animais de rua, mas não recolhe animais, exceto vítimas de acidentes e maus-tratos.

Serviço:
- Microchipagem na Vila João XXIII e agendamento para castração - Até o dia 10 de junho, quarta-feira (8) das 9h às 11h e das 13h às 16h, quinta-feira das 13h às 16h e sexta-feira das 9h às 11h e das 13h às 16h.
- Microchipagem no Centro de Convivência e agendamento para castração  - Dia 25 de junho, das 8h às 17h
- 2º Mutirão de Castração – Dias 2 e 3 de julho das 7h às 17h (somente para cães e gatos agendados e microchipados)

Autor: Ana Cândida Briski