13 JUN 2022
SAÚDE
Seis em cada 10 profissionais de Saúde da Rede Municipal precisam se afastar entre maio e junho
Síndromes gripais e covid-19 lideram justificativas nos atestados; apesar do alto número, não há desassistência no município
A maioria dos profissionais de Saúde que atuam na Rede Municipal de Vinhedo solicitou atestado médico de sete a 10 dias entre o mês de maio até o dia 12 de junho. Isso equivale a 62% dos funcionários, seis em cada 10 profissionais, de recepcionistas a médicos.

“Contratamos em um ano e meio 193 profissionais e estamos chamando todos que passaram no concurso público, mas ainda assim é um grande número de afastamentos. Não fechamos nenhum serviço, mas estamos priorizando os atendimentos de urgência e emergência, além do acolhimento dos já agendados”, explicou o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Somente no mês de maio, 310 profissionais de Saúde foram afastados por causa das síndromes gripais e covid-19. Até o dia 12 de junho, mais 95 solicitaram afastamento, totalizando 405 profissionais afastados dos 656 existentes.

Contratações

A Prefeitura de Vinhedo está contratando, no primeiro semestre deste ano, ao menos 100 profissionais de saúde, aprovados em concurso público, para trabalhar na Rede Municipal. As contratações estão sendo realizadas para reforçar os quadros de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros, e oferecer atendimento de melhor qualidade aos moradores. No ano passado, foram contratados 93 profissionais de saúde pela Prefeitura, em caráter emergencial, através de processos seletivos simplificados, somando 193 contratações na Saúde em um ano e meio.

Segundo a Secretaria de Saúde, entre os profissionais contratados este ano estão 13 médicos plantonistas, para trabalhar em unidades de urgência e emergência, na UPA e PA Capela. Também estão sendo contratados 12 clínicos gerais, ginecologista, psiquiatra, cirurgião vascular, otorrinolaringologista, oftalmologista, geriatra e neuropediatra. Nas próximas semanas, começa o processo de contratação de pediatras.

As contratações incluem ainda 18 enfermeiros, 23 técnicos de enfermagem, quatro técnicos de farmácia, três farmacêuticos, dois psicólogos, 10 recepcionistas para as unidades municipais de Saúde e profissionais de odontologia, como cirurgião bucomaxilofacial e auxiliares de consultório dentário.

Autor: Ana Cândida Briski