15 JUN 2022
SANEAMENTO
Obras de ampliação da ETE Pinheirinho recebem segunda da caixa de areia
Novo sistema permitirá o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão para 220 litros por segundo
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinheirinho recebeu, nesta terça-feira (14), a segunda caixa de areia. O equipamento integra as obras de ampliação do novo sistema, que permitirá o tratamento do dobro de efluentes, aumentando a vazão de 140 para 220 litros por segundo.

Responsáveis pela retenção de sólidos finos como areia, sementes, além de óleo e gorduras, as caixas que fazem parte do atual processo de tratamento da estação estão deficitárias por serem muito antigas, com cerca de 20 anos, e não suportam a atual demanda do município.

“A cidade cresceu, a vazão aumentou, por isso é tão importante a instalação das novas caixas, que estão dimensionadas para atender a população atual e futura, conseguindo reter toda a areia que chega do esgoto bruto, garantindo a qualidade do nosso tratamento”, disse o diretor de Estação de Tratamento de Esgotos da Sanebavi , Foster Gomes. Segundo ele, as novas caixas vão otimizar o processo, permitindo conter até 100% da areia que chega ao sistema.

Quando a ETE Pinheirinho estiver com a ampliação finalizada, além do dobro da capacidade de tratamento, a expectativa é de que alcance uma eficiência de aproximadamente 98% de remoção da carga orgânica.  Hoje, a estação apresenta média de 90 a 95% de eficiência, índice considerado de excelência, de acordo com as exigências do decreto 8.468/1976.

“Estamos atentos ao crescimento e seguimos com a proposta de oferecer saneamento de qualidade para a população de Vinhedo. A readequação do sistema ETE Pinheirinho vai permitir que os moradores sejam atendidos com eficiência pelos próximos 10 anos. Sem contar que o investimento no tratamento de esgoto reflete em ganhos ambientais e no desenvolvimento sustentável da cidade ”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

A unidade Pinheirinho é responsável pelo tratamento de 75% do esgoto do município

Tratamento Terciário

Após a conclusão da ampliação no tratamento primário e secundário, o próximo passo da autarquia será a implantação do sistema terciário da ETE Pinheirinho. Com isso, a estação vai fazer a remoção de praticamente todo o fósforo, que é um nutriente resistente às duas primeiras etapas de tratamento e que causa problemas de impacto ambiental como a eutrofização dos corpos d´água.

“A eliminação do fósforo é uma das grandes preocupações do Grupo de Atuação de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e a Sanebavi já está se estruturando para ser uma das pioneiras na eliminação de 100% desse material poluente”, finaliza Spina.

Autor: Sanebavi